Da Redação, com assessoria
Guarapuava – A Faculdade Guairacá está promovendo sua Semana Pedagógica, com a participação da Direção, coordenadores de curso e docentes. A programação aborda mecanismos e estratégias de ação com vistas ao aperfeiçoamento das habilidades pedagógicas e à melhoria do processo ensino-aprendizagem.
O evento teve seu início na segunda (10), com apresentações institucionais. Já na terça e quarta feira (11 e 12), foram realizadas oficinas de capacitação. A Guairacá está atenta às tendências e às novas necessidades do ensino superior, por isso, desde o ano passado vem realizando estudos sobre a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem. O tema foi abordado pelas professoras Bianca Raquel Garcia Pereira e Marilene Kaspchak, do Colegiado de Pedagogia.
“O objetivo da oficina foi refletir sobre as metodologias ativas, conversando com os professores sobre a dificuldade que eles sentem e mostrando o que já foi feito nesse sentido”, relatou Bianca. Dentro da proposta da oficina, ainda foi realizada uma exposição fotográfica com alguns eventos e atividades desenvolvidas nesse semestre que utilizaram a metodologia ativa de aprendizagem, à exemplo dos estudos de caso nas Clínicas Integradas Guairacá, no qual os alunos são divididos em equipes multidisciplinares para discussão e resolução de problemas. Segundo Bianca, o método garante uma educação mais consistente, em que o aluno adquire conhecimento não apenas como ouvinte de uma aula, mas como um agente participativo dessa construção.
Durante a Semana Pedagógica na Guairacá também foi realizado um treinamento do ambiente virtual Moodle com o professor Rodrigo Souza D’Ávila, do Colegiado de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Algumas atividades pedagógicas, que normalmente os professores fazem de forma manual, podem ser realizadas na plataforma. O intuito da oficina foi passar alguns conceitos de como aproveitar melhor esse espaço”. De acordo com Rodrigo, a plataforma passou por diversas adaptações que vêm contribuir e facilitar o processo de ensino-aprendizado. “O Moodle foi atualizado para uma das últimas versões. A plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet, como computador, celular e tablet. Além disso, a interação entre professores e alunos está bem mais real, por meio de chats e fóruns”.
A Semana Pedagógica continua nessa sexta (14), na Guairacá com as reuniões de Colegiado.