Ampliar e modernizar a infraestrutura de laboratórios, clínicas, bibliotecas e outros espaços acadêmicos têm sido a tônica da Faculdade Guarapuava (FG), especialmente no período pós-pandemia. Com o aumento do ensino a distância em todo o país, a FG tem realizado investimentos nessa modalidade, sem descuidar, no entanto, das ferramentas necessárias para manter em alto nível os cursos presenciais.
Os resultados obtidos pela instituição demonstram que o ensino superior presencial tem inúmeras vantagens sobre o ensino a distância. Entre outras vantagens, o ensino presencial oferece uma estrutura física mais adequada, pois há maiores investimentos em laboratórios e clínicas, fornece experiências mais completas do que o aprendizado somente teórico, bibliotecas, internet, além do estudante, estar em permanente contato com o ambiente universitário e mais estimulado a participar de debates, atividades práticas e convivência com os colegas e professores.
O ensino EAD é um recurso importante, e deve ser utilizado em várias circunstâncias, mas como um complemento ao ensino presencial. Este tem sido o formato dos cursos ofertados pela FG, que com essa combinação tem proporcionado uma melhor formação acadêmica e profissional dos alunos.
Embora o mercado de trabalho, em tese, não faça distinção entre os alunos formados em cursos presenciais ou a distância, estudos recentes mostram que os alunos oriundos de cursos presenciais demonstram mais preparo profissional e acabam por absorver as vagas de maior responsabilidade e de melhores salários.
Leia outras notícias no Portal RSN.