22/08/2023


Educação Guarapuava

Faculdade Guarapuava lança exposição tecnológica no Cilla Tech Park

A Exposição de Soluções Inovadoras e Tecnológicas apresenta experimentos e práticas estimulantes criados por professores e acadêmicos da FG

Leonardo Mattos Leão, Paulino Lorenzo e Rafael

Inovação tecnológica na exposição da FG (Foto: Junior Guimarães/RSN)

Você já imaginou ter contato com um equipamento que vai promover uma revolução tecnológica na engenharia elétrica daqui uns 30 anos? Pois a ‘bola de plasma’ é um dos elementos que compõem a exposição FGtech, lançada nesta sexta (26), no Cilla Tech Park. Trata-se de uma esfera de vidro contendo gás (baixa pressão) e um eletrodo central (alta tensão).

A descarga elétrica provoca a excitação e a ionização de alguns átomos de gás que ao voltarem ao estado inicial, emitem luz. Quando uma pessoa coloca a mão acima da zona iluminada, passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está. Entretanto, outra inovação que pode ser apreciada são carros em miniaturas movidos por energia solar. Conforme disse o professor de Engenharia Elétrica, Edson Luiz Schultz, a tendência futura será o modelo híbrido. Ou seja, carros movidos à eletricidade e energia solar.

(Foto: Junior Guimarães/RSN)

E que tal ficar sabendo o quanto de energia consome cada eletrodoméstico que há dentro de uma casa? Demonstrações que vão ajudar as pessoas a economizarem energia elétrica ocorrem na simulação de gastos na maquete de uma casa. “O chuveiro é o maior vilão, seguido pelo ferro elétrico”, comenta o professor Schultz.

EXPERIMENTOS

Leonardo Mattos Leão, Paulino Lorenzo e Rafael (Foto: Junior Guimarães/RSN)

Dessa forma, a Exposição de Soluções Inovadoras e Tecnológicas, apresenta experimentos práticos e estimulantes. Organizada pelo Núcleo de Engenharias e Arquitetura, trata-se de uma mostra do trabalho desenvolvido por professores e alunos universitários. “É uma ótima plataforma para se conectar com os especialistas das áreas de inovação, e também uma ótima oportunidade para alunos de todas as idades”.

De acordo com o diretor-geral da Instituição, Leonardo B. Mattos Leão, é uma plataforma que oportuniza a alunos de todas as idades a conexão com os especialistas das áreas de inovação. Assim, o propósito da FGtech é reunir jovens pesquisadores e promover as inovações para possibilitar a transferência de conhecimento.

Além disso quer identificar processos e produtos inovadores que atendam às necessidades da sociedade. Conforme a FG, objetiva, principalmente, mostrar os produtos ocultos de tecnologia e design dos jovens pesquisadores. E ainda fomentar a ligação dos estudantes inovadores da instituição acadêmica com as empresas e indústrias.

PRESENÇAS

O empresário Vilso Dubena, da Cidade dos Lagos (Foto: Junior Guimarães/RSN)

Prestigiaram a abertura da FGtech, o diretor-executivo do Cilla Tech Park, Paulino Lorenzo, o empresário Vilso Dubena, os secretários municipais Rita Felchak (Cultura) e Sávio Denardi (Inovação Tecnológica). Também estavam presentes assessores municipais, professores universitários, entre outras pessoas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo