segunda-feira, 12 de mai. de 2025
Educação Em Alta Guarapuava

Faculdade Guarapuava promove Aula Inaugural do curso de Direito

Com o tema "Justiça que acolhe", a ação tem como objetivo destacar o papel do Direito na proteção de vítimas de violência doméstica

Faculdade Guarapuava promove Aula Inaugural do curso de Direito(Foto: Divulgação/FG)

Nos dias 10 e 11 de março, a Faculdade Guarapuava (FG) promoverá a Aula Inaugural do curso de Direito. A ação tem a temática “Justiça que Acolhe: O Papel do Direito na Proteção das Vítimas de Violência Doméstica”. A ação é destinada aos alunos do curso de Direito da FG e aos convidados da Rede de Proteção de Vítimas de Violência Doméstica.

A programação ocorrerá em dois dias. Na segunda (10), estão previstas palestras com o tema “Violência Doméstica Contra a Mulher”. Para falar sobre esse tema, a FG convidou a Juíza Érika Luiza Dias Pinto, o Defensor Público Felipe Grings, a Promotora de Justiça Dúnia Serpa Rampazzo e uma representante da Delegacia da Mulher.

Na terça, o tema será “Violência Doméstica Contra a Criança”. A Juíza Carmen Silvania Zolandeck Mondin, o Promotor de Justiça Diego André Coqueiro Barros, Cristiano de Andrade Carneiro (Serviço de Atenção à Infância e Juventude) e Deise Teixeira Land (Núcleo de Escuta Especializada de Guarapuava) serão os responsáveis pelas palestras.

Além disso, as professoras Larissa Varela e Tatine Zai Ramos, da Faculdade Guarapuava e do Cras, abordarão a atuação do Cras e o Projeto de Extensão da faculdade. A escolha do tema reflete a relevância social e jurídica da violência doméstica, uma questão que impacta milhares de mulheres e crianças no Brasil. Dados recentes apontam que a violência de gênero e familiar continua sendo um dos grandes desafios do sistema de justiça e das políticas públicas de proteção às vítimas. Dessa forma, é fundamental que os futuros profissionais do Direito compreendam não apenas a legislação vigente, mas também os mecanismos de atendimento e suporte existentes.

A ação tem o objetivo de aprofundar a compreensão dos estudantes sobre os desafios que os profissionais que atuam na defesa dos direitos das mulheres e crianças enfrentam. Dessa forma, promovendo um espaço de reflexão crítica e interdisciplinar. Com a participação de especialistas renomados, será possível discutir o tema de maneira dinâmica e realista.

Além disso, a iniciativa está alinhada com a campanha “Semana pela Paz em Casa”. Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais. A Aula Inaugural conta com o apoio da 1ª Vara Criminal de Guarapuava. Dessa forma, reforçando o compromisso da instituição com o fortalecimento das políticas de proteção às vítimas e a promoção da justiça.

Para o coordenador do curso, Gabriel Verissimo, a ação é mais uma oportunidade para os alunos conhecerem uma área do direito que é muito importante. Além disso, também representa uma oportunidade ímpar para os alunos do curso de Direito se aprofundarem em uma área fundamental da prática jurídica.

Organizar a Aula Inaugural é uma forma de proporcionar aos nossos alunos uma vivência prática e reflexiva sobre temas de grande relevância social. A violência doméstica é uma questão complexa, que exige dos profissionais de Direito não apenas conhecimento técnico, mas também sensibilidade e compromisso com a justiça. Estamos trazendo para esta aula especialistas renomados para garantir que nossos alunos recebam uma formação sólida e capacitada para enfrentar os desafios dessa área, que tanto impactam a sociedade. Este evento, especialmente em um momento em que celebramos os 25 anos do curso de Direito da Faculdade Guarapuava, reforça nosso compromisso com a excelência acadêmica e com a formação de profissionais éticos e preparados para transformar a realidade ao seu redor.

Os alunos do curso de Direito da FG e os profissionais da Rede de Proteção a vítimas de violência doméstica podem se inscrever. Basta acessar o link disponível na bio do Instagram @direito_fg.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.