22/08/2023


Agronegócio

FAEP realiza reunião em Guarapuava

imagem-94421

Da Redação

A reunião da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) será nos dias 29 e 30 de junho, em Guarapuava. O encontro faz parte da proposta da comissão de levar os produtores participantes para conhecerem realidades de produção diferentes em várias regiões no estado.

A programação inicia na segunda-feira, às 13h30, no campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Serão apresentados os projetos que o departamento de Agronomia desenvolve na área de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

Os participantes poderão percorrer as áreas de ILP da universidade, acompanhados pelos responsáveis pelos experimentos, professores Itacir Sandini e Sebastião Brasil C. Lustosa. Neste local, a integração é feita entre culturas de milho e feijão durante o verão, seguida por pastagens de aveia e azevém durante o inverno, com alta adubação nitrogenada.

Em seguida, será visitada uma área com combinações entre culturas estivais de grãos (soja, milho para grãos e milho para silagem), pastagem perene estival (capim aruana), culturas hibernais (trigo, cevada e canola para grãos e centeio para silagem pré-secada) e pastagens hibernais (azevém/aveia) em sistemas integrados de produção agropecuária.

O experimento tem por objetivo comparar os diferentes sistemas integrados de produção agropecuária, promovendo uso sustentável do solo, redução e/ou uso racional de fertilizantes, incremento nas receitas com a otimização da área, em conformidade com as exigências nas reduções de emissão gases e na conservação do solo e das águas.

No segundo dia, os membros vão se reunir no Sindicato Rural de Guarapuava, de onde sairão com destino à Fazenda Capão Redondo. No local, será visualizada a Integração Lavoura-Pecuária, com culturas de soja e milho durante o verão e pastagens de aveia, azevém e trevo branco durante o inverno. Também a integração lavoura-pecuária-floresta, em menor escala, com o uso de diferentes espécies geneticamente melhoradas de eucalipto visando a produção silvícola.

A fazenda produz animais das raças Aberdeen e Red Angus, visando a comercialização de genética e animais para corte. A visita será conduzida pelo presidente da Comissão Técnica, Rodolpho Luiz Werneck Botelho e explicações sobre as cultivares de pastagens utilizadas feitas pelo pesquisador do IAPAR, Elir de Oliveira, e o professor da Unicentro, Sebastião Brasil C. Lustosa. 

O evento é direcionado aos pecuaristas do Estado que fazem parte da Comissão de Bovinocultura de Corte da FAEP.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo