Nesta semana, Guarapuava ultrapassou a marca dos 80 casos positivos de Covid-19. Mas, os números apresentados também informam dados importantes e que servem de alerta aos guarapuavanos sobre a importância do cumprimento das medidas de prevenção e distanciamento social por toda a população e não apenas por pessoas de grupos de risco.
Assim, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, dos 85 pacientes confirmados com o novo coronavírus até esta sexta (19), quase a metade (49%) têm entre 20 e 49 anos. A maior incidência está entre o público de 30 a 39 anos, que representa 23% do total de casos confirmados no município.
Além disso, indica que a maioria expressiva de pacientes contaminados não têm comorbidades. Dos 85 totais, 74 deles não têm outras doenças relacionadas que podem agravar o quadro clínico, ou seja, 87%.
Para o secretário de Saúde, Jonilson Pires, as informações mostram a necessidade de fortalecer o distanciamento social. “Não podemos flexibilizar as medidas de cumprimento em nenhuma faixa etária. Não adianta isolarmos idosos e crianças, se o público mais jovem estiver contaminado, atuando como vetor ou transmissor comunitário”.
NESTA SEXTA
A Secretaria de Saúde de Guarapuava divulgou que não foram confirmados novos casos de Covid-19 na cidade nesta sexta (19). Desse modo, as autoridades de saúde já confirmaram 85 casos na cidade.
Ainda de acordo com o boletim diário divulgado pela Secretaria, 84 casos ainda seguem em investigação. Outros 746 casos já foram descartados. E ainda, são 258 pacientes monitorados e 865 pessoas já foram liberadas.
Dos 85 casos confirmados, 41 pacientes já se recuperaram.
Leia outras notícias no Portal RSN.