Da Redação, com assessoria
Laranjeiras do Sul – Nessa sexta feira (23), foram entregues 38 novas moradias para pequenos agricultores da região Oeste do Paraná, nos municípios de Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras. As unidades possuem 46 m², com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Com os subsídios do poder público aplicados no projeto, de aproximadamente R$ 1,1 milhão, cada família pagará apenas quatro parcelas anuais de R$ 285 pelos imóveis.
Pelo modelo aplicado, as famílias administram a obra com supervisão de técnicos da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Emater. Os recursos são financiados pelo Banco do Brasil através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
“A gente vê a transformação na vida das famílias. Às vezes elas moram em casas de madeira, precárias, e agora com a nova infraestrutura elas podem ter seguranças. No governo Beto Richa, foram construídas 112 casas rurais em ambos os municípios”, conta o coordenador do escritório regional da Cohapar em Guarapuava, Elmar Vornes.
Laranjeiras do Sul – No município, foram entregues 21 unidades em diversas propriedades espalhadas pela zona rural. “É muito relevante, a Cohapar tem um trabalho imenso em Laranjeiras do Sul, com 45 moradias urbanas em construção tratativas para a ampliação dos projetos, inclusive com ações de regularização fundiária”, comenta o prefeito, Berto Silva.
Para o agricultor Lauro Huff, de 59 anos, e sua esposa, Santina Huff, 49, a casa nova é sinônimo de alegria. “É uma felicidade e motivo de gratidão ser contemplado. Primeiramente agradecemos a Deus e as autoridades que trabalharam sem medir esforços para ajudar o povo”, comenta o agricultor.
Nova Laranjeiras – Para José Lineu Gomes, prefeito de Nova Laranjeiras, a entrega de 17 casas traz melhorias significativas à localidade. “Esse projeto é para dar suporte a pequenos agricultores que não teriam condição de construir a casa sem o auxílio do Governo do Estado e da prefeitura”, diz.
Para o casal Vardivino Borges, 47, e Loreci Borges, 48, a mudança para o novo lar é um sonho realizado. “Moramos na mesma casa há 11 anos e era difícil, porque a gente passava muito frio”, relata o agricultor apontando para o banheiro da casa antiga, que possui paredes baixas e um misto de madeira e tijolos expostos. “Não tínhamos condições de fazer uma casa e acho bem difícil a gente construir sem ajuda”, completa Borges, cuja renda é obtida com a criação de vacas para a produção leiteira.
PRESENÇAS
Estiveram em ambos os eventos o coordenador e a chefe da regional da Cohapar de Guarapuava, Elmar Vornes e Angelita de Souza, Entre as autoridades presentes nos eventos, estavam os deputados estaduais Bernardo Ribas Carli e Cristina Silvestri, o vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, vereadores, secretários municipais, representantes do Banco do Brasil, SEAB e Emater.