22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Fanfarra de Guarapuava pede apoio para participação em concurso Sul-Brasileiro

No dia 16 deste mês, equipe do Manoel Ribas representará o Paraná em evento no Rio Grande do Sul. Grupo, entretanto, precisa de ajuda financeira

fanfarra-de-guarapuava-manoel-ribas

Quem passou pelos sinaleiros da Manoel Ribas nos últimos dias, em Guarapuava, deve ter percebido a presença de integrantes da fanfarra que leva o mesmo nome de uma das principais avenidas da cidade. É que a equipe está fazendo uma campanha de arrecadação para participar do 1º Concurso Sul-Brasileiro de Bandas Marciais e Fanfarras do Litoral Norte, que será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, em Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul. Na viagem, a equipe terá cerca de R$ 10 mil em gastos, considerando inscrição, deslocamento e alimentação.

(Foto: Divulgação)

“Nós não temos como bancar essa viagem sozinhos, por isso estamos pedindo o apoio da população”, explicou Bianca Ramos Schoemberger, líder da ala do prato da fanfarra.

Atualmente, a fanfarra possui com 50 integrantes, sem contar o maestro, Raphael Mayer. A campanha de arrecadação começou em setembro deste ano, quando eles participaram – e venceram – o Concurso Paranaense de Bandas e Fanfarras. Foi este título que deu a equipe guarapuavana a chance de participação do Sul-Brasileiro representando o Paraná.

Raphael e integrantes da fanfarra, no Concurso Paranaense, realizado em Ivaiporã (Foto: Divulgação)

“Nós estamos fazendo essa campanha desde quando começamos a nos organizar para competir no paranaense. Como ganhamos, continuamos fazendo a campanha para conseguirmos apoio, também, nesse novo desafio”, disse Gabriel Batista Almeida, líder da ala de surdo da fanfarra.

A ‘Fanfarra do Maneco’, como também é conhecida, possui cinco títulos de destaque. E eles esperam que as conquistas ajudem a sensibilizar empresas e pessoas do município que puderem ajudar.

Durante as idas aos sinaleiros, participantes mostram também o talento da fanfarra (Foto: Divulgação)

“Nós vamos representar Guarapuava e o Paraná nesse concurso, mas sem apoio é impossível. Nas ruas, muitas pessoas estão se sensibilizando. Estamos indo nos sinaleiros quase todos os dias porque nosso tempo é curto”, disse Bianca.

Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com a fanfarra através da direção do Colégio Estadual Manoel Ribas, pelo telefone (42) 3623-3742.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo