Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
imagem-72224

Fanfarra do Barão de Capanema: exemplo de dedicação aos jovens e à cultura

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura

imagem-72224

Estou prudentopolitano desde 1990. Nesses 24 anos, sou testemunha de toda a dedicação e esforço dos integrantes da Fanfarra do Colégio Barão de Capanema. Quem mora na área central da cidade, praticamente acompanha todo o desenvolvimento da fanfarra, através dos ensaios, tanto pelas ruas da área central, quanto nos locais fechados.

A fanfarra é considerada uma das melhores do Paraná e busca, acima de tudo, a excelência no que faz. Ela é um conjunto de pessoas que luta pela manutenção da cultura, levando, e com muito brilho, o nome de Prudentópolis por onde vai.

Um fato que causa espanto, porém, é a falta de incentivo e apoio que esse grupo vem recebendo. A fanfarra conquistou a utilidade pública em 2013 e, mesmo assim, passa em branco em qualquer tipo de incentivo ou apoio cultural no município.

No meu entendimento, a Secretaria de Cultura, através do secretário Luiz Xavier, tem olhos apenas para um grupo de dança e para a Festa do Feijão, deixando todos os outros movimentos culturais de Prudentópolis à mercê da sorte.

Sorte? Não, a Fanfarra do Barão não precisa de sorte. Precisa apenas de apoio. Precisa apenas ser vista e reconhecida como a formadora de personalidades e que tem jovens prudentopolitanos na sua composição. Jovens talentosos, que participam da fanfarra com o coração e podemos notar isso através do brilho dos olhos desses jovens enquanto se apresentam.

Parabéns aos integrantes da Fanfarra do Barão, que não temem o futuro e constroem o seu presente com muita competência. Parabéns ao maestro “Joãozinho” pela vida dedicada à fanfarra e aos jovens que já passaram por ela.

E o povo? Bom, o povo... quer continuar acompanhando as apresentações da Fanfarra do Barão, mesmo sem apoio.

Tags

Compartilhar