22/08/2023
Cotidiano

Faxinal do Céu – Gripe prejudica comércio local

imagem-8619

Pinhão – A gripe A H1N1, provocou cancelamentos de eventos esportivos, festas, eventos religiosos, suspensão de aulas. Apesar de ser uma medida preventiva adotada para evitar a disseminação da gripe, para vários segmentos da sociedade acabou causando prejuízos. Em Faxinal do Céu, o comércio espera ansioso que tudo volte a normalidade.
O Centro de Capacitação ficou aproximadamente 40 dias sem realizar nenhum evento, e os comerciantes já sentem o prejuízo. “Sem eventos caiu muito o movimento, só a comunidade não comporta todo o comércio, está ficando difícil de trabalhar”, disse Eliane Aparecida M. Mendes (foto), proprietária de um supermercado e de uma lanchonete.
Márcia Regina Duim, vendedora de uma loja de presentes também confirma a queda nas vendas. “Faz bastante tempo que não tem nenhum evento, e isso acaba prejudicando as vendas”, afirmou ela.
Segunda a coordenadora do Centro de Capacitação, Angélica Lopes Ida, a movimentação em Faxinal do Céu começa a se restabelecer neste mês de setembro. “Na última semana já tivemos um evento grande do Paraná Alfabetizado que reuniu cerca de 400 pessoas, e já temos agendado mais dois grandes eventos a partir de hoje,15”, disse ela.
A coordenadora disse ainda que todos os monitores e funcionários receberam um treinamento da Vigilância Epidemiológica de Pinhão. “Os monitores e funcionários foram treinados e estão cientes dos cuidados necessários para que não haja contaminação do vírus durante os eventos”, explicou.
Além do treinamento, Angélica afirmou que foram distribuídos por vários locais, cartazes informativos, álcool em gel e orientações sobre a higienização das mãos. “Ficamos esse tempo parado, mas por uma boa causa, a partir de agora a situação tende a se normalizar”, finalizou. (Fatos do Iguaçu)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.