A Secretaria da Segurança Pública cumpriu, terça-feira (02), a reintegração de posse de parte da fazenda Mato Branco, na localidade de Faxinal dos Silvérios, em Pinhão, distante 70 quilômetros de Guarapuava. Depois de negociações, os ocupantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), deixaram o local de forma pacífica. Cerca de 20 famílias ocupavam a área de aproximadamente 44 hectares desde janeiro de 2009.
A ação foi em cumprimento da ordem emitida pela juíza da comarca de Pinhão, Renata Ribeiro Bau. A reintegração começou no início da manhã e terminou no final da tarde. Parte dos ocupantes já tinha se retirado da área espontaneamente. Os que ficaram não ofereceram resistência à desocupação da fazenda e foram encaminhados para casas de parentes.
Participaram da ação 72 policiais militares dos 16.º Batalhão, além do Batalhão de Polícia Rodoviária, Batalhão de Polícia Ambiental, e do 2.º e 3.º Grupamento de Bombeiros. Esta é o 469º cumprimento de mandado de reintegração de posse expedidos pela Justiça desde 2003.
AEN