Da Redação com Assessoria
Guarapuava – A Praça Cleve será palco da Feira da Agroindústria Familiar, evento promovido pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sebrae/PR, Associação Regional da Agroindústria e Emater.
De 11 a 13 de novembro, das 9h às 21h, a população vai encontrar produtos como salames, pães, bolachas, doces caseiros, conservas, vinhos, cachaças e cerveja artesanal, dentre muitos outros. Haverá também Praça de Alimentação. A expectativa, conforme o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, é que 60 produtores da agricultura familiar de Guarapuava e região participem do evento. “Queremos oportunizar aos produtores a comercialização de seus produtos e possibilitar que a população consuma produtos diferenciados”, disse Itacir.
RODADA DE NEGÓCIOS
Micro e pequenas indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas que conquistaram o Selo Alimentos do Paraná participam nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, de uma Rodada de Negócios que acontece também na Praça Cleve, em Guarapuava. A ação é um dos benefícios de acesso a mercado, oferecidos às empresas que alcançaram bons índices de eficiência em gestão, segurança e qualidade alimentar no Programa Alimentos do Paraná, promovido pelo Sebrae/PR, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação do Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR).
Conforme o consultor do Sebrae/PR, Fernando Pizani, a rodada acontece das 14h às 18h, e vai contar com a participação de 16 empresas da região de Ponta Grossa e Guarapuava, e de outros municípios paranaenses. A ideia, segundo ele, é promover as empresas que aderiram ao Selo Alimentos do Paraná junto a possíveis compradores da região Centro do Estado. “É a possibilidade de acessar novos mercados e expandir a comercialização de seus produtos”, assegura. Além de Guarapuava, a Rodada de Negócios também ocorreu em Londrina, Curitiba, Maringá, Francisco Beltrão e Cascavel.
O empresário Hario Mirzo Tieppo Junior, da Verde Brasil Alimentos Orgânicos, de Piraí do Sul, já participou da Rodada em Londrina e Maringá e também estará presente em Guarapuava. A obtenção da certificação ocorreu em 2015 e, segundo ele, atesta à empresa – fundada em 2002 – a qualidade e segurança na fabricação de alimentos orgânicos. “Acredito que a certificação nos garante vantagens competitivas e influencia positivamente nos negócios”, considera. Hoje, a empresa emprega 15 colaboradores atende redes supermercadistas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Para participar do Circuito de Rodada de Negócios, as empresas do Selo se candidataram em um edital aberto pelo Sebrae/PR, respondendo a um questionário sobre interesses e localidades. As informações provenientes dos fornecedores selecionados estão sendo utilizadas para a construção das agendas com potenciais compradores. Esta é a primeira experiência com Rodadas de Negócios em todo o Estado para o Programa Alimentos do Paraná.
Além do Circuito, as ações de prospecção de mercado do Selo neste ano incluíram estandes na feira Fispal Food Service, em São Paulo, a mais importante do setor na América Latina, e no 26º Encontro Nacional da Abrasel, realizado em Curitiba, em junho. Também foi desenvolvido um catálogo de fornecedores, disponível gratuitamente para download no portal do Sebrae/PR. O catálogo traz os negócios atestados com o Selo, divididos nas categorias Alimentos Prontos e Pré-Prontos, Bebidas, Origem Animal e Origem Vegetal.