A tradicional Festa do Pêssego em Irati tem formato alternativo e data marcada. Conforme a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar como a festa não vai ocorrer por causa da pandemia da covid-19, haverá uma feira. Será de 20 de novembro a 22 de dezembro, em parceria com a Associação dos Fruticultores de Irati (Asfrutir), Emater e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB).
Neste ano, a Feira será às segundas, quartas e sábados na Feira do Produtor Iratiense. No entanto, entre 5 e 12 de dezembro, ocorrerá no Parque Aquático. De acordo com o secretário Raimundo Gnatkowski, neste ano os produtores iratienses esperam colher entre 250 a 300 toneladas da fruta.
“O grande número de dias frios contribuiu para que as plantas tivessem bom florescimento, resultando em uma boa produção”.
Gnatkowski destacou que a Secretaria de Agricultura distribuiu neste ano, sete mil mudas de pessegueiro para novos produtores. Além daqueles que já estão há mais tempo na atividade, com o objetivo de melhorar a produtividade dos pomares.
“Com certeza, o agricultor que espera sempre o final do ano para a colheita do pêssego para ganhar um pouco mais, verá isto se tornar realidade neste ano”. Conforme Raimundo, haverá exposição e venda de pêssego, ameixa, morango e demais produtos, como vinho, chopp e geleias.
Leia outras notícias no Portal RSN.