Lizi Dalenogari, da Redação
Produtor rural adquirindo carro novo, matriculando filhos em cursos na cidade, investindo na própria propriedade e no próprio negócio, fazendo planos para pagar a faculdade dos filhos, vendo a vida mudar. Tem sido assim para os produtores rurais do município de Guarapuava inscritos na Secretaria de Agricultura, coordenada pelo secretário Itacir Vezzaro.
Basta observar a satisfação dos produtores que participam das Feiras do Produtor pela cidade. Nesta manhã de sábado (11) foi a vez dos moradores do bairro Bonsucesso conhecerem de perto está realidade, e participar dela. “Se observa satisfação dos dois lados. Do consumidor por estar levando para casa produtos de qualidade, saudáveis e a custo acessível. Do produtor quando vê sua produção sendo toda vendida. Estou emocionado com o que vejo aqui hoje, por me certificar que o produtor hoje entende que a Feira é dele”, enfatiza o secretário.
Para a presidente da Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava), Zenilda Araújo, o balanço deste trabalho conjunto é muito positivo. “É uma satisfação pra nós ver nossos produtores realizados, motivados. É um mérito que não se pode tirar do prefeito Cesar Filho quando deu carta branca para o Itacir, um técnico visionário, dedicado e que tem uma relação aberta com os produtores como nunca se viu. Hoje o produtor está comercializando seus produtos na Feira dele, na Feira Solidária e na Merenda Escolar. Todos ganham com isso, é só observar”, destaca.
A produtora Janice Carneiro estava muito bem acompanhada do esposo Paulo, e dos quatro filhos, Vinícius, 21 anos, Maurício, 15, e das gêmeas Caroline e Gabriele, 14. Eles são a prova viva de que a família do produtor rural tem plenas condições de permanecer no campo, basta estarem unidos e focados. Eles são da Palmeirinha e estão tendo da prefeitura, através da Secretaria de Agricultura um apóio que nunca tiveram. Janice conta que vinha trabalhar de diarista na cidade para poder ajudar o marido a criar os filhos. Com os incentivos da secretaria e com a produção que fazem de panificação, a vida mudou. “Hoje trabalhamos todos juntos em prol de nossos objetivos. Na Feira da Vila Carli trabalhamos com panificação e na Vila Bela e aqui no Bonsucesso com o pastel. Vem melhorando a cada feira nossas vendas e só temos o que comemorar. Hoje vendemos cerca de 200 pastéis”, conta. Aprovadíssimo pela equipe da Rede Sul de Notícias.
Para o casal Oldair Zorzi e Edinéia Ribeiro Barbosa a vida tem mudado dia a dia, para melhor. “O Itacir na secretaria é 1000%. Um cara aberto, honesto, que nos possibilitou colocar a tradição da família na área de embutidos a disposição da comunidade. Só temos que agradecer e continuar fazendo a nossa parte. Participamos de todas as feiras com satisfação”, destaca.
Oldair e o irmão Clairton, que produz queijos, trazem uma tradição de seus avós e pais no preparo dos embutidos e queijos. “Nosso produto é puro, sem adição de químico, utilizando o conservante dos temperos somente. É claro que apostando sempre na qualidade da carne. O consumidor pode ter a certeza que está levando um produto de primeira qualidade pra casa, a preço justo”, assegura Oldair.