22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Festa da Padroeira já mobiliza Guarapuava unindo fé e tradição

Festa da Padroeira terá carreata, novenas, Círio, bênção dos veículos, corrida, almoços festivos e celebrações no dia 2 de fevereiro

Torre da Catedral (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Os católicos de Guarapuava já começam a entrar no clima da Festa da Padroeira 2026, que promete movimentar a cidade com uma programação intensa religiosa, cultural e esportiva. Promovida pela Diocese de Guarapuava, por meio da Catedral e Santuário Nossa Senhora de Belém, a celebração ocorre de 17 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026. De acordo com a Diocese, é considerada uma das maiores expressões de fé mariana e convivência comunitária da Região.

A programação começa no sábado, 17 de janeiro, com a carreata de divulgação, convidando a população a viver o período festivo. No domingo (18), às 19h, haverá a Missa de Envio, que marca oficialmente o início das atividades religiosas.

Entre as novidades deste ano, conforme a Diocese, está a Festa dos Esponsais de Maria Santíssima com São José, no dia 22 de janeiro, às 19h. Nessa celebração ocorre a renovação dos votos matrimoniais e bênção especial aos casais. Tradicionalmente celebrada no dia 23, a data foi antecipada em razão do Círio de Belém.

Na sexta (23), a comunidade participa da Missa e do Círio de Belém, às 19h. No mesmo dia começa a tradicional Bênção dos Veículos, das 9h às 17h, na Rua Senador Pinheiro Machado. A benção, conforme a programação, continua nos dias 28 e 30 de janeiro, em diferentes pontos da cidade.

PROGRAMAÇÃO CONTINUA

De 24 de janeiro a 1º de fevereiro, haverá Novenas da Padroeira, com celebrações diárias às 15h e às 19h15. Durante todo o período, o público também poderá aproveitar as barraquinhas, com comidas e bebidas típicas, mantendo o clima de confraternização que já faz parte da festa.

De acordo com a Diocese, a agenda inclui ainda momentos esportivos e comunitários. No domingo (2), ocorre a Corrida da Padroeira, às 8h, e o Almoço Festivo, ao meio-dia, com ingressos vendidos antecipadamente. Já no dia 29 de janeiro, a tradição da Costela Minga reúne a comunidade às 19h30.

O ponto alto, no entanto, será em 2 de fevereiro, data dedicada a Nossa Senhora de Belém. A programação começa cedo, às 6h, com o Caminho de Belém (com inscrições antecipadas e vagas limitadas). Em seguida, às 7h, ocorre a Missa dos Trabalhadores da Festa. A manhã segue com entrega do churrasco a partir das 7h30, Missa Solene às 10h e Almoço Festivo às 12h30. À tarde, haverá o Sorteio Amigos de Belém, às 14h, e, encerrando, a Missa de Ação de Graças, às 19h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.