22/08/2023



Agronegócio Cotidiano Prudentópolis Região

Festa do Feijão Preto tem a maior feijoada do mundo em Prudentópolis

Festa já tem data marcada e está sendo preparada para os dias 11, 12 e 13 de agosto com atrações de renome nacional

panela gigante

Festa tem como uma das principais atrações a maior feijoada do mundo (Foto: Divulgação)

Maior produtor de feijão preto do País, Prudentópolis se prepara para sediar mais uma edição da Fenafep. A Festa Nacional do Feijão Preto, entra na 12ª edição nos dias 11, 12 e 13 de agosto. Com uma programação variada, incluindo a maior feijoada do mundo, segundo o Guiness, a Festa celebra a produção do feijão preto.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Felipe Daciuk, o município conta com 23.260 hectares de área plantada, na safra 2020/2021. Trata-se do plantio da safra e safrinha. A estimativa de produção, conforme Felipe, é de 562.900 sacas. “Temos cerca de dois mil produtores, entre médios e pequenos”.

Conforme a organização da Festa, a programação ainda está em fase de montagem. Além de shows com artistas de renome nacional, haverá o tradicional concurso da Rainha da Festa. Também haverá palestras técnicas, praça gastronômica, atrações culturais e eventos esportivos.

Entretanto, uma das maiores atrações gastronômicas é a feijoada. Para ser uma ideia, em 2022, para fazer a feijoada houve a necessidade de uma panela de 12 toneladas. Nela foram cozidos 500 quilos de feijão preto com mil litros de água, 200 quilos de lombinho defumado, 200 quilos de costelinha defumada. Mais 200 quilos de linguiça defumada, 100 quilos de courinho de porco. No tempero, sal e pimenta do reino a gosto e azeite.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo