A pandemia de covid-19 afetou diretamente todos os setores, principalmente o de eventos. Por isso, neste ano a tradicional Festa do Pêssego de Irati não vai ocorrer. Eventos como a festa estão suspensos no município. Conforme a administração local, os recursos que seriam utilizados para promover a Festa do Pêssego vão ser revertidos para medidas de segurança sanitária e atendimento.
Isso porque, Irati está com número crescente de confirmados, 1.404 pessoas já testaram positivo para a doença. Outras 365 aguardam o resultado do exame e 14 pessoas morreram em decorrência da covid-19. Diante disso, festas e reuniões que aglomeram pessoas estão suspensas e fora de cogitação, como informa o Portal Clique.
Assim, a Secretaria de Agricultura de Irati vai promover a Feira do Pêssego na segunda (23), em substituição à festa. Pensando em não prejudicar os fruticultores que contam com o espaço e momento apropriado para venda dos produtos.
Para comprar os produtos, os interessados podem ir à Feira do Produtor, na rua 15 de Julho, no novo espaço dos hortifrutigranjeiros. Portanto, a venda das frutas vai ocorrer nos mesmos dias em que a Feira do Produtor funciona, ou seja, segundas, quartas e sábados. Conforme a administração de Irati, deve seguir por mais de uma semana.
FESTA DO PÊSSEGO
Todos os anos, no fim do mês de novembro a 41ª Festa do Pêssego movimenta Irati. As atividades ocorrem no Parque Aquático do município. A festa é uma alusão ao fruto que é cultivado há mais de 41 anos no município. Desse modo, passou a ter reconhecimento pelo município a partir de 1977. Neste ano ocorreu a 1ª edição da Festa do Pêssego.
Desde então, a adoção de novas tecnologias vem proporcionando bons rendimentos em produtividade e lucratividade. O incentivo à produção de pêssego na Região resulta em aumento no volume de negócios, agregando valor à economia municipal e regional.
Leia outras notícias no Portal RSN.