22/08/2023
Cotidiano Cultura e Entretenimento Guarapuava

Festa do Soquete terá 2,2 mil quilos de carne para servir 1,5 mil marmitas

Festa será neste sábado (23) no sistema drive-thru a partir das 11h30 no Centro de Eventos na Cidade dos Lagos

festa6

Festa será neste sábado (23) no sistema drive-thru a partir das 11h30 no Centro de Eventos na Cidade dos Lagos (Foto: Cristina Esteche/RSN)

Cerca de 100 dos 400 voluntários trabalham desde às 8h desta sexta (22) no Centro de Eventos na Cidade dos Lagos, em Guarapuava. A maioria, homens e todos maçônicos, cortam 2,2 mil quilos de carne de cordeiro. Afinal, esse é o principal ingrediente da tradicional Festa do Soquete, que chega à 22ª edição.

(Foto: Cristina Esteche/RSN)

De acordo com o coordenador deste ano, Eduardo Christi, neste sábado a partir das 11h30, serão entregues 1.500 marmitas, vendidas antecipadamente. “Ontem, sexta (21) faltavam vender apenas 70 marmitas”. O custo é de R$ 100 e serve duas pessoas.

Conforme o coordenador, o kit é composto por 400 gramas de arroz, 200 gramas de paçoca de pinhão e 600 gramas de soquete de carneiro. Quem comprou o combo também recebe um prato e uma revista da festa. A entrega será pelo sistema drive-thru.

(Foto: Cristina Esteche/RSN)

Enquanto os homens deixaram os afazeres diários, as mulheres também se dedicam à organização. Dividindo o ambiente elas organizam as embalagens onde serão colocados os combos. “Estamos aqui organizando tudo para a entrega”.

(Foto: Cristina Esteche/RSN)

Já na cozinha, as panelas estão sendo preparadas para o cozimento e a preparação dos pratos. Conforme o empresário Silvério, que é voluntário há 10 anos, tudo está organizado para que a entrega das marmitas seja rápida.

SOLIDARIEDADE

A Festa do Soquete nasceu com o propósito de ajudar entidades sociais. Neste ano receberão as doações financeiras o Albergue Noturno, Apadevi, Renascer, Aepapa e Acpac.

RODÍZIO

(Foto: Cristina Esteche/RSN)

Um rodízio anual entre as seis lojas maçônicas de Guarapuava marca a organização da Festa do Soquete. Neste ano, por exemplo, a Loja Universitária é a responsável pela logística. E nesse compartilhamento, quem se responsabiliza pela cozinha são os veneráveis Marcos Silvestri e Emerson Saciloto.

No entanto, a festa possui identidade jurídica com diretoria. Assim, a presidência está a cargo de Edson Ono.

SERVIÇO

Por fim, a autoria da festa leva o nome das Lojas Maçônicas de Guarapuava (Philantropia Guarapuavana, Acácia do Terceiro Planalto, Saint Germain, Universitária Philantropia Guarapuavana, Cavaleiros da Acácia e Guardiões do Fortim Atalaia).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.