As comemorações em honra a Nossa Senhora de Belém começam nesta terça (24) em Guarapuava. Para homenagear a padroeira do município, a Diocese vai contar com missas diárias até o dia 1º de fevereiro às 15h e às 19h. Para dar início a programação, hoje tem bênção de veículos das 15h às 17h.
Na missa das 19h desta terça, os padres Jean Patrik Soares, Agostinho Orlei Grande e Herick P. Vitchemechen conduzem a celebração com o tema ‘Maria, a mulher amadurecida na fé’. Dessa forma, todos os dias, neste mesmo horário, haverá a novena com condução de celebrantes das paróquias que fazem parte da Diocese.
Assim, na quarta (25), o Diácono Anselmo Freski de Oliveira de Laranjeiras do Sul, vai conduzir o 2º dia da novena ‘Maria, pela fé a conversão ao amor’. Já na quinta (26), o tema ‘Maria, a oração que nos faz crescer na fé’ fica na reponsabilidade do Padre João Inácio Kolling do Distrito Guará.
Na sequência, na sexta (27), haverá novamente a benção dos veículos das 15h às 17h e a novena às 19h. O tema deste 4º dia é ‘Maria, pela escuta testemunha a fé’ e será conduzido pelo Padre Edmar Eing de Pitanga.
Confira os temas e celebrantes dos encontros seguintes:
- 5º dia – 28 de janeiro: ‘Maria, pela fé o acolhimento e o diálogo’ – Diácono João Rafael Alves (Pitanga);
- 6º dia – 29 de janeiro: ‘Maria, pela fé o perdão e o cuidado’ – Padre José Vitor Cozechen Seller (Pinhão);
- 7º dia – 30 de janeiro: ‘Maria, nos ensina a fé participativa’ – Frei Margon Milleo, FMM (Rosário do Ivaí);
- 8º dia – 31 de janeiro: ‘Maria, itinerário da fé suscita a comunhão’ – Padre Adriano José Cruzeiro, COCS, ou Dom Giovanni Zerbini;
- 9º dia – 1º de fevereiro: ‘Maria, a fé que nos conduz da cruz à luz’ – Monsenhor Antônio Ailson Aurélio.
No dia 2 de fevereiro ocorre a grande festa em honra a Nossa Senhora de Belém. A missa solene começa às 9h30, com celebração de Dom Amilton Manoel da Silva, CP. Neste dia também haverá celebrações às 7h e às 19h, além do churrasco às 12h.
Por fim, durante todos os dias, a partir das 15h, haverá barraquinhas de alimentos em frente à Catedral.
TEMA DESTE ANO
As festividades deste ano tem como tema ‘Maria, mãe amadurecida na fé, nos ensina a caminhar juntos’. Conforme a Diocese de Guarapuava, o tema escolhido está em sintonia com o Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco para construir uma Igreja unida, participativa e missionária.
Leia outras notícias no Portal RSN.