O curso de Medicina Veterinária da Faculdade Guarapuava (FG) tem se destacado na Região pela quantidade e qualidade das aulas práticas oferecidas aos alunos. Essa abordagem é possível graças ao corpo docente composto por profissionais atuantes no mercado de trabalho, atualizados e reconhecidos nas áreas de atuação. A conexão entre teoria e prática proporcionada pelos professores é fundamental para preparar os estudantes para os desafios reais da profissão. Esse vínculo fortalece a formação acadêmica e profissional dos futuros veterinários, oferecendo-lhes experiências práticas que refletem as demandas do mercado.
Na última semana do semestre, os alunos do 1º período participaram de uma aula sobre a atuação do médico veterinário na clínica de animais de produção e na reprodução de bovinos. A aula foi ministrada pela professora Camila Rosa Ueno, coordenadora do curso e doutora em reprodução animal, na Fazenda Escola da FG, localizada no Distrito Guará, uma das unidades que fazem parte da estrutura do curso.
Os alunos do 3º período tiveram a oportunidade de participar de um curso extracurricular sobre ‘Conformação Ideal de Vaca Leiteira e Interpretação de Sumário de Touros’, ministrado pela professora Sandra Rozanski, mestre em Melhoramento Genético em Ruminantes e que possui quatro livros publicados na área. Esse curso complementa o conteúdo da disciplina de Genética e Melhoramento Animal, proporcionando uma experiência prática essencial para a formação dos estudantes.
No 5º período, os alunos finalizaram o semestre com uma campanha de castração através do projeto de extensão de controle de natalidade em cães, em parceria com a Sociedade Protetora dos Animais de Guarapuava (SPAG). Além disso, participaram de uma visita técnica de Bovinocultura de Leite com o professor Mailson Poczynek, mestre em nutrição de ruminantes e atuante no setor de nutrição animal da Cooperativa Agrária.
Os alunos do 7º período realizaram diversas cirurgias, incluindo enucleação e orquiectomia em bovinos, com o professor Naidiel Galon, mestre em ciências veterinárias e que atua a campo com atendimentos na área de clínica e reprodução de ruminantes. Em animais de companhia foram realizadas mastectomia (retiratada de tumor) em cadelas com ovariosalpingohisterectomia (castração), com a professora Larissa Schimanski, também mestre em ciências veterinárias e docente na Unicentro.
No 9º período, os alunos, em fase final de curso, participaram de atividades como cirurgia em equino com testículo criptorquida abdominal, no centro cirúrgico de grandes animais – estrutura da FG e um dos únicos hospitais veterinários da Região que possui, além de atividades como odonplastia em equinos, diagnóstico de gestação por ultrassonografia e aspiração folicular em bovinos, orquiectomia (castração) e descorna em bovinos, além de diversos atendimentos clínicos e cirurgias em animais de companhia.
Para finalizar com chave de ouro a última semana de aulas do semestre, alunos e professores participaram no Giro Técnico da Angus da Limeira, um dos maiores projetos de melhoramento genético da raça Angus do Brasil. A FG é uma grande parceira desse projeto, com professores envolvidos diretamente na sua execução. Além disso, os docentes e alunos do curso também participaram do evento oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo – ABCCC.
Segundo a professora Camila, coordenadora do curso, essas aulas práticas, professores atuantes no mercado de trabalho e a excelente estrutura são os pilares da formação do médico veterinário na FG, que demonstram o compromisso da instituição em oferecer uma formação completa e integrada aos seus alunos, preparando-os para se tornarem profissionais competentes e bem sucedidos no mercado de trabalho.
Leia outras notícias no Portal RSN.