Com o nome de Nossa Senhora de Belém, Guarapuava iniciou a história do município. Sendo assim, nesta quarta (2), fiéis celebram a festa da padroeira da cidade e da diocese de Guarapuava. Desse modo, a Santa Missa está marcada para às 9h30, na nova Catedral.
Em seguida, a programação segue com a procissão em volta da Praça 9 de Dezembro. O bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, presidirá a celebração, acompanhado de diversos padres de Guarapuava e da Região. No entanto, às 19h também haverá outra missa.
A Diocese declarou que a programação vai atender os requisitos sanitários. Assim, é obrigatório do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Além disso, os fiéis que possuem algum tipo de comorbidade grave ou não se vacinaram, a recomendação é que não participem presencialmente da celebração.
Por isso, haverá a transmissão pelas redes sociais da Catedral e da diocese de Guarapuava. A Rádio Cultura FM (94,3) também transmitirá ao vivo.
ALTERAÇÕES DEVIDO A PANDEMIA
Diante do cenário da pandemia, a Diocese de Guarapuava teve que fazer alterações na programação e manteve apenas a parte religiosa. Entretanto, a Corrida Rústica da Padroeira acabou adiada devido ao aumento dos casos de covid-19. Assim como a tradicional costela minga, o churrasco e demais atividades gastronômicas.
Contudo, as pessoas que já adquiriram as cartelas da costela minga devem ir até a secretaria paroquial para receber o dinheiro de volta. Inclusive, também não haverá as tradicionais “barraquinhas”, tampouco a venda de pastéis, bolos e espetinhos. A Rádio Cultura, que tinha uma caminhada rumo ao santuário prevista para o dia da padroeira, também cancelou a atividade.
Leia outras notícias no Portal RSN.