22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Fiéis comemoram em fevereiro o dia da padroeira de Guarapuava

A programação da festa inicia no dia 22 de janeiro e segue até o dia da padroeira, 2 de fevereiro. Haverá novenas, romaria, costelada e mais

Diocese prepara a Festa da Padroeira de Guarapuava em 2025 (Foto: Arquivo RSN)

O dia da padroeira ocorre em 2 de fevereiro (Foto: Divulgação)

Em fevereiro, devotos de Nossa Senhora de Belém comemoram o dia da padroeira de Guarapuava. Por isso, já no fim de janeiro, dão início às comemorações. No dia 22 deste mês, ocorre a tradicional costela minga da Catedral. E, no mesmo dia, ocorre a 9ª Corrida Rústica da Padroeira, a partir das 17h, com a largada da caminhada e às 19h, largada em frente ao Santuário.

Já dos dias 24 de janeiro à 1º de fevereiro ocorrem as novenas nos horários das 15h e 19h na Catedral. Nos dias 26 e 28 das 9h às 17h, os fiéis podem acompanhar na rua Senador Pinheiro Machado, a bênção de veículos.

E, por fim, no dia 2 de fevereiro, dia da grande festa, a Missa Festiva da Padroeira, presidida por dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano, ocorre às 9h30. Haverá procissão em volta da Praça 9 de Dezembro e churrasco, servido no sistema Drive-Thru. Além disso, às 7h e 19h também haverá celebração Eucarística.

ROMARIA

No dia 2 de fevereiro, a organização da romaria fica por conta dos ouvintes da Rádio Cultura e sócios do Clube do Ouvinte. Assim, com o tema ‘Com Maria vamos a Belém’, eles estendem o convite à todos os devotos da padroeira de Guarapuava. A caminhada inicia na Paróquia Santos Anjos, no bairro São Cristóvão e segue até a Catedral Diocesana, no Centro da cidade.

TRADIÇÃO E PROTEÇÃO

Há 203 anos, a fé e a confiança na intercessão de Nossa Senhora de Belém, padroeira da cidade e da diocese de Guarapuava (PR), está viva nos corações dos fiéis. Todos os anos, no dia 2 de fevereiro, a população se reúne na Catedral dedicada a ela para agradecer as graças alcançadas e pedir a sua proteção na caminhada que seguirá.

Em 2021, em decorrência da pandemia de covid-19, as celebrações ocorreram com poucas pessoas na igreja. Contudo, um grande número de pessoas acompanhou as celebrações pelas redes sociais, curtindo, comentando, compartilhando e rezando junto com quem estava presencialmente.

Por fim, em 2022, as medidas de prevenção à transmissão da doença devem ocorrer da mesma maneira, com o uso de máscaras, de álcool em gel e mantendo o distanciamento indicado.

A festa da padroeira da diocese de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém, será uma oportunidade de reencontro, e de reaprender com Ela a amar. Essa afirmação está presente no tema escolhido, inspirado pela Campanha da Fraternidade 2022: “Maria, fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31, 26). Na tradicional novena que precede o grande dia, serão apresentados os ensinamentos bíblicos onde Maria, com humildade e sapiência, nos mostra o caminho para o Senhor.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo