22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Filas em agências bancárias chamam a atenção em Guarapuava

Mudanças e reformas na agência do Itaú deixaram caixas eletrônicos sem funcionar causando aglomeração dentro da unidade

itaú

Filas dentro e fora do banco (Foto: RSN)

As filas de pessoas que precisam de atendimento bancário chamam a atenção, principalmente, no Centro de Guarapuava. São clientes, na maioria, idosos que saem de casa nos cinco primeiros dias de cada mês em busca dos benefícios e aposentadorias. No entanto, nessa terça (7), a aglomeração de pessoas na agência do Itaú, na rua XV de Novembro, foi uma situação alarmante.

“Estava um caos. Não tinha mais espaço dentro da agência. Eu cansei de esperar e resolvi vir hoje, mas é um desrespeito”. Assim como o aposentado Sebastião Vieira de 74 anos, que saiu do bairro Primavera, centenas de outros clientes lotaram a agência e ‘engrossaram’ as filas fora do banco. Fiscais do Procon estiveram no local e o Banco tem cinco dias para regularizar o atendimento.

CAUSAS

Informações coletadas pelo Portal RSN apontam para vários impasses. Um deles é o fechamento da agência que existia também na XV de Novembro. Assim sendo, os clientes foram direcionados para a outra unidade, aumentando o fluxo. Outro fator é que os nove caixas eletrônicos estavam sem funcionar. Com isso houve aglomeração nos caixas internos. Além disso, as reformas que estão sendo executadas no prédio também contribuem para os entraves.

Entretanto, nesta quarta (8), embora o movimento continuasse intenso, o fluxo já ocorria mais rápido. Os caixas eletrônicos operam normalmente. Em contato com a gerência em Guarapuava, o Portal RSN foi remetido à Assessoria de Imprensa da corporação. Em nota, o Itaú esclareceu o impasse.

“O Itaú Unibanco reafirma seu compromisso de oferecer atendimento de qualidade e seguro aos clientes, assim como cumprir os normativos que regulamentam o funcionamento das agências bancárias. O banco esclarece que, em razão da data do pagamento do benefício do INSS, houve um fluxo atípico de clientes na unidade, ocasionando tempo de espera superior ao usual. O Itaú reforça, ainda, que a maioria dos serviços bancários está disponível em seus canais digitais. Mais informações sobre o atendimento digital estão disponíveis em https://www.itau.com.br/atendimento-itau/para-voce”.

OUTRAS AGÊNCIAS

As filas e a demora no atendimento não são exclusividade do Itaú. No Bradesco, por exemplo, na terça (7) duas filas paralelas agregavam dezenas de pessoas. De acordo com um funcionário, uma delas era apenas para pessoas que precisavam de auxílio para sacar dinheiro. Outra era acessar gerências.

“O problema é que nesses caixas [eletrônicos] só dois ou três têm dinheiro. Os demais não estão fazendo saques”. Conforme dona Isabel de Jesus Perniak, que mora no bairro dos Estados, ela esteve no sábado e não conseguiu fazer o saque. “Tá explicado. Fiquei mais de uma hora tentando sacar dinheiro no sábado e só dava erro. Mas estou vendo que era porque não carregaram os caixas”.

De acordo com Jaques Amaral, no horário do almoço fica apenas um funcionário atendendo. “Tô aqui há mais de uma hora e ainda não fui chamado. Minha senha está derretendo de tanto tempo que está na minha mão”. O Portal RSN tentou contato com a gerência, mas estava em horário de almoço. E quem passar pela Caixa Econômica Federal vai ver que a situação também não é diferente.

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Cristina Esteche

Jornalista

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