22/08/2023

Filme com roteiro de Paulo Esteche está em exibição no Canal Brasil

imagem-83694

Cristina Esteche

+ No roteiro de Paulo Esteche, os "Suíços Brasileiros"

+ Avant première de filme com roteiro de Paulo Esteche é hoje em Joinville

+ "Suíços Brasileiros" agora em São Paulo

+ "Suíços Brasileiros" nas salas de cinema em Curitiba

Quem acessar o Canal Brasil vai poder assistir um docu-drama roteirizado pelo jornalista guarapuavano Paulo Esteche. O curta já ganhou as telas do cinema, sendo exibido em São Paulo, Curitiba, Santa Catarina e canais internacionais. Agora a tevê brasileira dá espaço e valoriza a saga dos emigrantes de Schaffthausen que vieram para o Brasil e fundaram a catarinense Joinville há cerca de 150 anos. De acordo com Paulo Esteche, a história está registrada num documentário que permite duas versões: uma para tevê com 52 minutos e outra para cinema com 90 minutos de duração. A Júpiter Produções, que detém os direitos autorais, tem contrato com diversas televisões europeias, incluindo a Discovery e a National Geografic. No Brasil, o documentário é  transmitido em salas "cults" e provavelmente se transformará numa minisserie da Rede Globo em Santa Catarina, com veiculação já acertada pela afiliada RBS.

Segundo Paulo Esteche, o docu-drama “Suíços Brasileiros – Uma história esquecida” remexe no passado uma realidade atual que corta o Brasil de norte a sul, de leste a oeste: a situação de imigrantes que fogem da miséria a procura de uma vida melhor.

 O filme conta a história da colonização de Joinville no Século XIX. Na época, a região era conhecida como Colônia Dona Francisca. As terras hoje está a cidade mais industrializada pertencia originalmente ao Príncipe de Joinville, monarca francês. 

O príncipe se chamava François d´ Orléans, príncipe de Joinville, foi cunhado de D. Pedro II, casado com sua irmã, a princesa D. Francisca de Bragança, princesa do Brasil. Era filho de Louis Philippe I, rei dos Franceses e de Maria Amalia di Borbone, princesa das Duas Sicílias.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo