O fim de semana chegou e o frio é presença confirmada, em Guarapuava. Esta sexta (30) amanheceu com o tempo fechado e muita neblina. De acordo com os meteorologistas do Simepar isso ocorre porque, mesmo na presença de um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens e favorece queda acentuada das temperaturas, há outro sistema meteorológico em maior altitude, que favorece “movimento ascendente” do ar, o que ajuda a formar nuvens.
Dessa forma, com um ar um pouco mais úmido numa camada rasa próximo à superfície, essa combinação ajudou a formação banda de nuvens em muitos municípios da metade sul do Paraná. “Consequentemente, nessas condições, não há probabilidade de geada”. No entanto, o Simepar prevê que, apesar da neblina, será um dia ensolarado e sem previsão de chuva, em Guarapuava. Porém, o sol não deve esquentar muito. Isso porque, a temperatura miníma prevista é de 2°C e a máxima não passa dos 16°C. Pela manhã o Simepar informou que os termômetros marcaram 2,5ºC.
Neste sábado (31), o dia começa com tempo estável e o sol predominando em praticamente todo o Paraná. As
temperaturas apresentam uma pequena elevação em relação aos últimos dias, mas o amanhecer segue
gelado em todas as Regiões. Em Guarapuava, as temperaturas devem variar entre 5°C e 17°C e não há possibilidade de chuva no município.
NEVE E 1ª TEMPERATURA NEGATIVA DO ANO
E junho ainda começa com friozinho. No domingo (1°), as temperaturas sobem um pouco. Porém, o período da manhã ainda permanece muito gelado. A temperatura miníma prevista para Guarapuava é de 6°C e a máxima deve atingir os 20°C. Por fim, de acordo com o Simepar, não há previsão de neve para o Paraná. Isso porque, a instabilidade associada ao ciclone no litoral do Rio Grande do Sul já se afastou. Foi ela quem “trouxe” neve ontem nas serras do RS/SC. Dessa vez, no Paraná, terá “apenas” muito frio e algumas geadas.
Além do frio em Guarapuava, esta sexta também registrou a primeira temperatura negativa do ano no Paraná. O Simepar detectou a temperatura de -0,3°C às 8h30, em Palmas. Outras 26 estações, em 25 cidades, também registraram a menor temperatura do ano até o momento. As temperaturas mais baixas do Estado, além dos -0,3°C em Palmas, foram em Santa Maria do Oeste (2°C às 7h), Palotina (1.8°C às 7h), Pinhais (2,6°C às 6h), Ponta Grossa (1,7°C às 7h), e Toledo (0,8°C às 5h).
Leia outras notícias no Portal RSN.