As fortes chuvas que atingiram Guarapuava nessa quinta (6), resultaram no atendimento de 32 residências pela Defesa Civil. A maioria dos casos envolveu alagamentos e os bairros mais afetados foram Vila Bela, Boqueirão, Concórdia e algumas áreas do Centro. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), choveu mais de 40 milímetros entre às 14h e às 15h, sobrecarregando o escoamento da água em trechos já conhecidos por problemas de drenagem.
Após essa chuvarada, a sexta (7) começou com um tempo nublado e com um sol tímido que até tenta aparecer. Esses dias alternando sol com chuva são característicos do Verão. E devem se prolongar por um bom tempo. De acordo com o Simepar “nesta sexta, ainda são esperadas chuvas para as Regiões paranaenses. O risco para ocorrência de tempestades localizadas ainda permanece, principalmente a partir do período da tarde”.
FIM DE SEMANA
Em Guarapuava, o dia parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva, deve ter mínima de 17ºC e máxima de 24ºC. O volume de chuva esperado é de 8,5 milímetros. Apesar de ser um volume baixo, é preciso ficar atento já que o Simepar indica que podem ocorrer temporais de forma isolada, a partir das 12h.
Para o fim de semana, a chuva deve diminuir um pouco. Os meteorologistas indicam que no sábado (8) o escoamento de um sistema de alta pressão reduzirá a possibilidade de chuvas e temporais localizados no Paraná. No entanto, pancadas isoladas de chuva, típicas de Verão, ainda são esperadas. Em Guarapuava, a precipitação acumulada é de apenas 4,9 milímetros e as temperaturas devem variar entre 18°C e 25°C.
Já no domingo (9), as condições atmosféricas serão predominantemente estáveis. No entanto, o Simepar indica que “não se descarta a possibilidade para chuvas fracas e de curta duração em algumas localidades isoladas do estado”. Em Guarapuava, o volume de chuva previsto é baixo. Apenas 1,5 milímetro. Por fim, as temperaturas ficam entre 17°C e 26°C.
Leia outras notícias no Portal RSN.