Após semanas de temperaturas elevadas, Guarapuava segue sob forte calor neste fim de semana. No sábado (8) e domingo (9), os termômetros devem marcar entre 17 °C e 28 °C, sem previsão de chuva. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma massa de ar seco ainda predomina sobre o Estado, garantindo tempo firme e elevando as temperaturas.
A sexta (7) já foi quente na cidade, com máxima de 28 °C, enquanto outras regiões do Paraná registraram temperaturas acima dos 35 °C. O calor persistente acompanha um padrão que fez de fevereiro de 2025 o mais quente em Guarapuava desde 1998. No primeiro dia de março, a cidade atingiu a temperatura mais alta do ano, com 31,4°C.
Apesar do tempo firme no fim de semana, a mudança já tem data para chegar. Segundo o Simepar, uma frente fria se aproxima do Sul do Brasil, e, a partir de segunda (10), as temperaturas começam a cair gradativamente. O resfriamento será sentido primeiro nas regiões Sul e Leste do Estado, avançando ao longo da semana para os demais setores do Paraná.
Além da queda nas temperaturas, o Simepar prevê chuvas mais frequentes a partir de domingo, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. A expectativa é que esse sistema ajude a aliviar o calor extremo que tem marcado o Estado nas últimas semanas.
Leia outras notícias no Portal RSN.