Prepare-se para um fim de semana gelado, recheado com chocolate quente, cobertores e maratonas de filmes! O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar) prevê queda significativa nas temperaturas em Guarapuava e em outras Regiões do Paraná. A chegada de uma massa de ar frio vai provocar geada a partir desta sexta (9) no município.
A friaca vem depois da passagem de uma frente fria que traz chuva, mas com volume pequeno. Aliás, a quinta (8) já começou com chuva fina e que só deve parar no fim do dia. São esperados 7,1 milímetros. Os termômetros variam entre 13°C e de 17°C. As rajadas de vento podem atingir 40 km/h.
Na sexta (9), as temperaturas despencam. Conforme o Simepar, tem previsão de geada em Guarapuava. O céu deve ficar claro e com sol. Mesmo assim, não esquenta muito e as temperaturas devem oscilar entre 4°C e 14°C. E as fortes rajadas de vento de até 43 km/h aumentam a sensação de frio. Por isso, quem for sair cedinho, deve se preparar com muito agasalho.
FIM DE SEMANA
E o sábado (10) promete ser mais frio ainda em Guarapuava, com termômetros zerando na cidade. Há previsão de geada com mínima de 0°C e máxima de apenas 15°C. No domingo (11), tem mais geada, com temperatura variando entre 3°C e 17°C. Não existe previsão de chuva. Tanto no sábado (10) quanto no domingo (11), as rajadas de vento passam de 40 Km/h e aumentam a sensação de frio.
E a semana começará gelada, com previsão de geada e temperaturas perto de zero. Em Guarapuava, as temperaturas só devem começar a subir a partir da quarta (14). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para algumas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, indicando risco à saúde devido à queda brusca nas temperaturas. Além disso, não está descartada a possibilidade de neve em pontos isolados dessas Regiões entre sexta e sábado.
Leia outras notícias no Portal RSN.