O que era para ser uma tarde de celebração do futebol amador terminou em confusão generalizada e intervenção policial. Nesse sábado (10), durante a grande final do Campeonato Interbairros de Futebol de Irati entre as equipes Nhapindazal e Rio Bonito, uma briga tomou conta do Estádio Fioravante Slavieiro (campo do Olímpico), local da decisão.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram cenas de tumulto, gritaria, pessoas correndo e tentando sair do estádio. Além disso, também mostram a Polícia Militar e a Guarda Municipal fazendo disparos de com balas de borracha, imobilizando torcedores e fazendo uso de cassetetes para tentar controlar a situação. Em um dos vídeos, é possível ver policiais atirando em torcedores que tentavam sair do estádio enquanto uma mulher fala “Meu Deus, que injustiça isso”.
Em outro vídeo, um homem gravou a Guarda Municipal efetuando tiros de borracha contra torcedores e disse que “Vocês não podem fazer isso. Vocês não tem prova”. É possível ouvir também crianças gritando no meio do tumulto. Ao final da confusão, três pessoas acabaram presas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram cenas de tumulto, gritaria, pessoas correndo e tentando sair do estádio (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
O MOTIVO
De acordo com informações da PM, no fim da partida, um dos integrantes de uma das equipes que estava no banco de reservas foi atingido na cabeça por uma garrafa de cerveja. No entanto, o responsável por atirar o objeto estaria entre os torcedores e trajava camiseta verde e boné preto. Porém, ele conseguiu fugir do local e os policiais não conseguiram identificá-lo.
A PM, ainda informou que, após este fato, iniciou-se um tumulto na tentativa de identificação do autor. Dessa forma, as equipes da Polícia Militar, da Rotam e Guarda Municipal precisaram intervir utilizando cassetetes e fazendo disparos de balas de borracha com o objetivo de conter os torcedores e acalmar os ânimos.
VIOLÊNCIA
No entanto, conforme a PM, os torcedores não acatavam as ordens policiais e as equipes precisaram utilizar espargidores e bastões para dispersar os envolvidos. Além disso, ambém fez-se necessário disparos de munição menos letal para dispersão dos torcedores. Uma guarnição da guarda municipal também estava no local e precisou efetuar disparos com munição menos letal.
Por fim, as equipes policiais fizeram a prisão de três torcedores envolvidos na confusão. Os policiais encaminharam um deles ao pronto atendimento para avaliação médica, enquanto os outros dois presos, foram levados para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Os torcedores não acatavam as ordens policiais e as equipes precisaram utilizar espargidores e bastões para dispersar os envolvidos (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
O Portal RSN solicitou uma nota oficial para a Polícia Militar de Irati e também para a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Irati sobre ação da Guarda Municipal. As duas forças de segurança aparecem nas imagens fazendo disparos à queima-roupa com armas não letais em pessoas que não estavam reagindo aos ataques. Mas até o momento, não tivemos uma resposta.
Além disso, o Portal RSN tenta contato com a organização do campeonato, para obter um posicionamento oficial sobre a confusão e o futuro da competição. A situação gerou indignação entre torcedores e moradores da cidade, que lamentaram o episódio violento em um evento tradicional do esporte amador de Irati. A Polícia Civil (PC) deve abrir inquérito policial para investigar o ocorrido.
CONFIRA TRECHOS DA AÇÃO DA POLÍCIA NO VÍDEO ABAIXO
Leia outras notícias no Portal RSN.