22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Flores embelezam canteiros, ruas e avenidas de Guarapuava

As flores também estão em praças, parques, Prefeitura, Teatro Municipal e outros espaços públicos, com gasto anual de R$ 300 mil

flores-33-scaled

Flores que enfeitam a cidade (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

As espécies de flores típicas da primavera já dão um colorido especial em locais públicos de Guarapuava. Elas colorem praças, parques, prédios públicos, canteiros de ruas e avenidas. Plantadas e mantidas pela Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), as flores fazem parte do cotidiano da cidade.

De acordo com o diretor-presidente da Surg, Halmuth Brandtner, no primeiro semestre deste ano, já houve o plantio de 150 mil mudas. “E vamos plantar outras 150 mil até o fim do ano”. Conforme Halmuth, a Surg gasta cerca de R$ 300 mil por ano na compra de mudas de flores. Segundo ele, 20% das mudas são cultivadas no Viveiro Municipal e os outros 80% restantes são fornecidos por viveiro do Distrito de Entre Rios.

Quem visita Guarapuava diz que é uma das cidades mais bonitas e bem cuidadas. E, as flores contribuem para esse embelezamento, presenteando nossos moradores com uma cidade viva e colorida, ainda mais na pandemia isso faz a diferença. E, na primavera será ainda mais bonito.

Petúnias, cravinas e bocas-de-leão são as variedades que estão nos canteiros das avenidas Manoel Ribas e XV de novembro, rotatórias da cidade, Saldanha Marinho, Parque do Lago, Lagoa das Lágrimas, Jardim Europeu, Paço Municipal e outros espaços públicos.

De acordo com Halmuth, para que a cidade permaneça colorida durante o ano todo, os serviços de jardinagem como irrigação, corte de grama, poda, limpeza e plantio de novas mudas, são frequentes. “Buscamos manter a cidade limpa e organizada. Com a pintura de faixas, manutenção da sinalização e corte de grama, além da preservação e limpeza dos espaços públicos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.