22/08/2023
Cotidiano

Foliões e carnavalescos fazem da XV a ´passarela´ para o Carnaval

imagem-67713

Cerca de 50 foliões passaram pelo Calçadão da XV de Novembro em Guarapuava no começo da noite desta sexta feira (28). Eles compõem a bateria “Já te aliso”, nome que recupera uma das primeiras escolas de samba da cidade na década 60. A bateria é organizada pelos filhos do carnavalesco Josoel de Freitas, o Tuto, que também desfilou pela XV até chegar na Praça 9 de Dezembro.

Composta por crianças a partir dos três anos de idade, jovens, participantes  de grupos da terceira idade, a bateria foi um encontro de famílias e de gerações. Eloisa Zitlau Bayer, é avó de três das crianças que participaram do desfile. Além de ser sogra de Eduardo Burkhard, um dos coordenadores da bateria, Eloisa disse que se trata de uma “brincadeira sadia”.

Jackeline Zanona Kaminski também estava lá junto com  a mãe Leonilda e a filha Maria Tereza, de cinco anos, que se vestiu de Branca de Neve para participar da festa carnavalesca. “Neste ano nem bailes nos clubes vamos ter. Então trouxemos ela aqui para brincar o Carnaval”, disse a avó.

Quem passava pela XV, saindo do trabalho ou indo para a aula, parou para ver a “Já te aliso” passar. “Essas marchinhas me levam de volta à minha juventude. Aos bailes do Rio Branco, depois do Operário. Hoje não nada disso”, lamenta João Carlos da Silva, 66 anos.

“Valeu a iniciativa, mas acho que esse pessoal devia ter apoio. Guarapuava merece uma Escola de Samba pra animar o povo. Já tivemos tudo isso. Será que o Carnaval aqui também vai acabar”? questiona Conceição de Oliveira, que saiu da Vila Concórdia para ver a bateria passar.

A próxima passagem da bateria será no domingo (02) e na terça feira (04), às 18 horas. A parada será na Praça 9 de Dezembro onde a animação permanece até às 20 horas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.