22/08/2023
Cotidiano

Foliões vão atrás da bateria de bloco de Carnaval

imagem-67745

A falta que o guarapuavano sente de iniciativas culturais que o levem às ruas ficou comprovada no final de tarde deste domingo ()2) quando a bateria "Já te Aliso" voltou a desfilar no Calçadão da Rua XV de Novembro. 

Mesmo sem apoio oficial e sem patrocínio, a não ser de uma empresa que doou camisetas, a iniciativa de uma família de carnavalescos em reviver os antigos carnavais de rua da cidade, arrastou dezenas de pessoas que cantaram e dançaram ao som das marchinhas carnavalescas.

Mesmo sem aparelhagem de som e com poucos instrumentos tocados, a maioria, por amadores, cuja única experiência for ter participado de fanfarras em tempo de escola, a "Já te Aliso" atraiu muitas famílias até a Praça 9 de Dezembro.

"Eu trouxe a minha filha fantasiada porque ela estava se acostumando aos matines no Guarapuava [Esporte Clube], mas até isso acabou", lamenta Ester Garcia que dançava puxando a filha Manoela, 8 anos, pelas mãos.

"Eu sou de Guarapuava, mas há muitos anos moro em Paranaguá e estou aqui revendo familiares. Estou chateado porque sabia que tinha uma escola, a Esquadrão do Lobo, e que durante uns anos teve desfile de rua com sucesso. Agora, como tudo aqui tende a acabar….", disse Renato Custódio que estava junto com familiares e amigos.

"Estamos aqui para sentir que estamos no Carnaval. Guarapuava não tem mais nada, a não ser essa iniciativa que merece aplausos. É bom as autoridades saberem que nós guarapuavanos também gostamos de Carnaval", afirma Claudia Strawnski, que também levou os filhos para a brincadeira.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.