22/08/2023




Cotidiano

Força e Luz do Oeste promove palestra sobre uso eficiente e seguro de energia elétrica

Guarapuava – Não há nada melhor que disseminar noções de segurança e uso eficiente de energia elétrica entre as crianças. É de pequeno, que se aprende as noções e valores que serão usados por toda a vida.
Pensando nisso, a Companhia Força e Luz do Oeste, uma empresa da Rede Energia, realizou no dia 11, uma palestra para mais de 200 crianças e adolescentes do Colégio Integração. O tema: segurança e uso eficiente de energia elétrica.
A palestra respondeu principalmente a seguinte pergunta: Você acha que é possível economizar energia elétrica em uma casa com três quartos, na qual mora um casal e três filhos, por exemplo? “Sim é possível. Tudo isso se usar energia elétrica de forma racional e segura, afirma o gerente Regional da Força e Luz do Oeste, Dalessandro Maffei”
Ele explica que o uso responsável da energia elétrica precisa ser aprendido desde cedo e que incentivar as crianças proporciona inclusive uma mudança nos hábitos de toda a família.
“As crianças são grandes aliados e ajudam a criar hábitos saudáveis para o consumo de energia. E esta é uma forma de garantir que as crianças levem o conhecimento para os pais e ajudem a propagar as noções do uso seguro da energia e as formas de economizar também”, conclui o gerente.
Esta ação faz parte da campanha ‘Ligado na Segurança’, lançada no dia 07/05, na sede da empresa. Segundo o Engenheiro de Segurança, Vinicius de Oliveira Motta, “incentivar o uso seguro e racional de energia é uma das missões da campanha que abrange não somente os funcionários (próprios e terceirizados) da Força e Luz do Oeste, mas a população em geral”, garante.

Dicas de economia e uso seguro da energia elétrica
– Aparelhos como geladeira e ar condicionado devem ter termostatos regulados o que evita resfriamento desnecessário;
– O recurso “stand-by” é responsável por 25% do consumo elétrico de aparelhos como televisores e rádios e por isso devem ser desligados da tomada. Esse hábito evita o risco de queima destes aparelhos, no caso de descargas atmosféricas (raios) por exemplo;
– Na hora da compra de aparelhos eletro-eletrônicos, observe sempre o selo Procel, que classifica os aparelhos que consomem menos energia;
– Trocar as lâmpadas incandescentes por fluroescentes compactas também reduz o consumo de energia;
– Procure lavar e passar roupas somente uma vez por semana.
– O contato indevido com eletricidade ou aparelhos elétricos pode causar incêndios e queimaduras. Por isso, verifique as instalações elétricas de sua casa, condições de equipamentos e tomadas;
– Proteja as tomadas da casa com protetores;
– Oriente as crianças para não soltar pipas próximos da rede de energia elétrica, ou mesmo brincarem próximos à subestações.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo