22/08/2023



Cotidiano

Força e Luz orienta sobre trânsito seguro

imagem-14003

Guarapuava –   A  Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Companhia Força e Luz do Oeste ( Rede Energia)  promoveu no dia 01 de março, o Diálogo de Saúde e Segurança com o tema "Trânsito".
Segundo o Gerente Regional da Companhia Força e Luz do Oeste, Dalessandro Luis Mafei, "a iniciativa é da CIPA e teve total apoio da gerência regional. "É uma forma de aproximarmos nossos colaboradores de um tema fundamental e presente no dia a dia. Precisamos lembrar que, em algum momento de nossas vidas, se não somos motoristas, somos pedestres, e as regras existem para ambos", ressalta Mafei.
De acordo com o Coordenador do Departamento de Trânsito de Guarapuava, Altair Bonassa, as orientações foram enfatizadas para os colaboradores que usam motocicletas para se locomover bem como utilizam-se dos veículos como uma ferramenta de trabalho.
"Sabemos que a motocicleta é hoje um dos veículos mais utilizados pelos trabalhadores, seja pela questão econômica, ou de espaço também, pois a motocicleta vence qualquer congestionamento. Mas é preciso conduzi-la de forma segura, respeitando as regras de trânsito e especialmente, a vida", aponta Bonassa.
O coordenador disse ainda que, "não basta somente estarmos capacitados para pilotar moto ou dirigir carro, é preciso manter os veículos em perfeitas condições de uso e estar preparados para surpresas que podem provocar quedas de motociclistas, colisões de veículos e até situações mais graves".
Neste tipo de evento, o Departamento de Trânsito de Guarapuava chama a atenção dos motoristas e motociclistas para o respeito aos pedestres. "Pela facilidade de condução da motocicleta, muitas vezes, os motociclistas saem em zigue-zague, cortando os congestionamentos, vencendo os obstáculos passando pelo meio-fio, e muitas vezes, o pedestre sai para atravessar nesses locais. Sem contar as crianças, que atravessam as ruas e passam na frente de carros por não terem a percepção de velocidade, e se o motociclista estiver ultrapassando, pode provocar um atropelamento ou acidente grave", reforça.
Durante o evento, colaboradores receberam folhetos com orientações do Departamento Nacional de Trânsito e puderam tirar dúvidas. "Esse tipo de evento é importante, pois é a oportunidade para que nossos colaboradores tirem dúvidas sobre o código de trânsito e sinalização no nosso município", conclui o gerente regional.

Dicas para pilotar sua motocicleta com segurança
– Não faça zigue-zague na pista, principalmente durante congestionamentos. Evite trafegar pelo meio fio, o risco de atropelamento de pedestres descendo as calçadas é maior.

– Cuidado com as poças d água, pois podem esconder buracos, facilitando quedas e perda de aderência da motocicleta.

– Se você perceber manchas de óleo ou areia, evite passar por elas. Se não for possível ultrapassar, passe com a moto o mais reto possível, não desacelere e nem freie.

– Cuidado com idosos e crianças. A dificuldade na percepção da velocidade pode provocar acidentes, fique atento com os locais de travessia ou mesmo ruas com crianças brincando.

– Animais na pista. Se você estiver pilotando uma moto a 60km/h e não puder evitar o choque com um cão pequeno de apenas 5 quilos, isso pode gerar um impacto maior que 300 quilos na frente da moto. Lembre-se seu joelho é o pára-choque da moto. Na estrada, cuidado com cavalos e vacas, principalmente porque esses animais se movimentam com rapidez e mudam de direção de movimento de forma brusca.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo