22/08/2023
Cotidiano

Foz do Jordão mobiliza em torno da prevenção

imagem-80821

Da redação, com assessoria

Foz do Jordão – A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social, desenvolveu neste mês, diversas ações voltadas ao Outubro Rosa, prevenção do câncer de mama. Marcando o mês no município, foi realizado o evento “Mobilização Outubro Rosa” onde a comunidade participou de uma tarde em que foram realizados trabalhos técnicos e motivacionais com cerca de 120 mulheres. Também ocorreu uma passeata pelas ruas da cidade com um “apitaço” chamando a atenção de todos, e após houve o encerramento com um café colonial oferecido pela Secretaria de Assistência Social.

A programação, porém, começou  nos primeiros dias de outubro com um  “pedágio”, onde foram abordados veículos que circulavam pela cidade e adesivados com material educativo. Foi realizado trabalho educativo e informativo na Radio Integração FM, com informações técnicas a respeito do câncer de mama, visando mobilizar mulheres para se prevenirem com algumas dicas essenciais e também para informa-las a procurar a unidade de atenção primaria à saúde para serem avaliadas pelas enfermeiras.

O objetivo da campanha foi sensibilizar mulheres acima de 50 anos de idade que nunca tinham realizados exames de mamografia. Para isso, agentes comunitários  de cada micro área, fizeram um levantamento das mulheres dessa faixa etária, que foram abordadas sobre a importância da prevenção. Muitas nunca tinham feito exame qualquer.

Para trabalhar com as mulheres das comunidades do interior, a equipe de atenção primária firmou parceria com a Secretaria de Assistência Social do município. A equipe do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) trabalhou com as crianças enquanto a equipe da saúde trabalhou com as mães sobre a prevenção e detecção precoce do câncer mamário e do câncer do colo de útero.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.