Da Redação, com assessoria/Alep
Beltrão – Mais de 300 pessoas vão começar a enxergar muito melhor em Francisco Beltrão a partir deste final de semana. Elas se inscreveram para o mutirão de cirurgias de catarata e serão operadas entre sexta (03) e domingo (05), no Hospital Regional de Francisco Beltrão. É a terceira etapa do Mutirão Paranaense de Cirurgias de Catarata na Região Sudoeste
“Estou orgulhoso por ter, como deputado, contribuído para lançar uma ação de tamanho mérito”, disse o deputado Ademar Traiano. “Nada pode ser mais importante que devolver as pessoas a capacidade de enxergar, como estamos fazendo com o mutirão de cirurgia de cataratas”. Traiano lembrou que o Paraná é hoje o único Estado do país que aplica recursos próprios em mutirões de cirurgias eletivas. “Ações como essa são momentos em que o poder público exerce o seu melhor, mais importante e nobre papel”.
Esse mutirão acontece através de parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde e 8ª Regional, Associação Regional de Saúde do Sudoeste e prefeitura de Francisco Beltrão. A solenidade para o início dos procedimentos foi nesta sexta, às 8h30 da manhã, no Hospital Regional, com a presença do deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputados estaduais, autoridades locais e do secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto.
O mutirão está sendo realizado por 15 profissionais, entre oftalmologistas, enfermeiros, técnicos e instrumentadores cirúrgicos. Para os pacientes, as cirurgias e medicamentos serão totalmente gratuitos. Esta é a primeira vez que os moradores de Francisco Beltrão participam do mutirão, que já operou 588 pacientes da região. Todo o atendimento está sendo feito no Hospital Regional do Sudoeste.
A expectativa é que, em três dias de campanha, 330 pacientes sejam beneficiados, reduzindo a fila de espera pelo procedimento especificamente no município de Francisco Beltrão. A estrutura está preparada para atender um grande volume de pacientes. Além das cirurgias, serão ofertadas também consultas e exames pré e pós-operatórios, bem como colírios e óculos de proteção.
Não é a primeira vez que Traiano participa de mutirões de cirurgias de catarata no Sudoeste. Em agosto de 2016, quando exercia interinamente o governo do Paraná, Traiano lançou, em Pranchita, um mutirão de cirurgias de catarata. Mais de 300 pacientes foram beneficiados, o que reduziu a fila de espera por esse tipo de cirurgia em 26 municípios.
Nos dois primeiros mutirões, promovidos no Hospital da Fronteira de Pranchita, 588 procedimentos foram realizados. A ação faz parte do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, bancado exclusivamente com recursos do governo estadual. Em um ano, mais de 20 mil cirurgias de catarata já foram realizadas. Só na região, o investimento do Estado supera a marca de R$ 920 mil.
Também será entregue mais um veículo para reforçar a frota do Hemonúcleo de Francisco Beltrão. O serviço atende à demanda de sangue dos hospitais e demais unidades de 27 municípios da região.