22/08/2023
Economia

Frio e festas juninas animam vendedores de pinhão

imagem-26652

 

 

Os vendedores e catadores de pinhão estão animados com as previsões de frio e com a proximidade das festas juninas. Esse é o período em que o consumo de pinhão dá um salto e aumenta a procura pelos vendedores de beira de estrada. De acordo com os produtores, a safra de pinhão deste ano está superior a de 2010, mas alertam para que os consumidores tenham cuidado para adquirir produtos de qualidade.
 
“Tem que ver se o pinhão não está muito branco e nem com muita sujeira junto nos sacos”, alerta o vendedor Marcos Antonio Julinack (foto). Ele vende pinhão às margens da BR 277, no distrito de Guará, em Guarapuava. Para conseguir o produto, ele faz a coleta com seu filho, negociando com proprietários de áreas. “Apesar de haver mais pinhão este ano, o número de pinheiros diminuiu. Está havendo muito corte de pinheiro”, denuncia o vendedor.
 
Qualidade
 
O consumidor que adquirir pinhão às margens da BR têm que tomar cuidado com a qualidade do produto. O alerta é do vendedor Dejair Soares, que também oferece o produto no distrito do Guará. “Tem gente que vende de qualquer jeito. Tira mesmo verde e não separa os que estão atacados por lagartas. Pinhão bom é aquele que é selecionado, que tem a ponta preta e a cor avermelhada. Quem compra pinhão podre de alguém não volta mais pra comprar desse vendedor”, afirma Dejair.
 
Outro alerta do vendedor é com relação aos preços. “Quem compra antes ainda compra mais barato. Quem compra mais no meio do inverno acaba pagando m ais caro pelo pinhão, pois com a procura grande e a falta do produto, os preços também aumentam”, explica.
 
Liberação
 

A extração de pinhão está liberada desde o dia 15 de abril. A previsão dos vendedores é que a safra dure até o final de junho. “No máximo até a metade de julho as pessoas vão encontrar pinhão. Em 15 dias, como foi no ano passado, o consumo aumenta muito e o produto é todo vendido rapidamente”, conclui Dejair Soares.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.