O Vaticano divulgou nesta terça (22) o cronograma do funeral do papa Francisco. A Missa das Exéquias ocorrerá no sábado (26), às 10h (horário local), no átrio da Basílica de São Pedro. Após a celebração, o corpo será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
A programação das exéquias segue o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que orienta os ritos funerários de um papa. Nesta quarta (23), às 9h, ocorre o translado do corpo de Francisco da Capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, em uma procissão precedida por orações conduzidas pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell.
Durante a cerimônia no interior da Basílica, ocorrerá a Liturgia da Palavra, seguida da abertura do período de visitação à urna mortuária. No sábado, quem preside a Missa é o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Em seguida, ocorrerão os ritos de despedida solene: Última Commendatio e Valedictio.
O caixão irá então à Basílica de Santa Maria Maior, onde será o sepultamento. A escolha do local foi de Francisco, pela devoção do papa à Virgem Maria e à Salus Populi Romani, imagem mariana com forte vínculo com o pontificado do argentino.
Líderes mundiais já confirmaram presença no funeral. Além disso, a celebração também marca o início do Novendiali, período de nove dias de luto e oração pela morte do Pontífice.
Leia outras notícias no Portal RSN.