22/08/2023



Esportes

Futebol do São Paulo é melhor que o do Corinthians atualmente

Neste fim de semana ocorre mais uma edição do Majestoso. Esse será o quinto duelo entre Corinthians e São Paulo somente nesta temporada, nas outras cinco edições o Timão se deu melhor, venceu três partidas e empatou duas e segue invicto no duelo em 2013. Se antes o Corinthians era o favorito e comandava os clássicos, a história agora pode ser outra.

Tenho o péssimo gosto de odiar partidas ruins de futebol e ver o Corinthians jogar tem sido o ponto alto de minha irritabilidade (como diria o técnico Tite e sua “titibilidade”).

Ao que parece a filosofia de forte marcação do técnico, se incorporou de tal forma em todo o time que os jogadores se esqueceram que também é preciso marcar gols para vencer. O resultado disso são incontáveis zeros a zeros chochos.

É bem verdade que Tite tentou mudar esse cenário, mas não vem conseguindo resultados. Com desempenhos abaixo da média o setor ofensivo do milionário Pato, dos badalados Sheik e Guerrero e do limitado Romarinho tem uma grande parcela de culpa nisso tudo. Mas penso que o buraco é ainda mais embaixo, ou melhor, mais no meio, no meio campo.

Douglas, Danilo e Cia tornaram o meio campo um verdadeiro buraco, que não cria e nem abastece os atacantes. Com um meio campo assim, chances de gols somente ao acaso ou em jogadas de bola parada.

É nesse ponto que o Tricolor é melhor que o Corinthians. Mesmo estando atrás na tabela de classificação e brigando para não cair, o São Paulo vem mostrando um futebol mais bonito, eficiente e ofensivo do que o Timão e muitos outros times. Prova disso foi a partida desta quarta feira (09) onde a equipe venceu fora de casa o líder e virtual campeão, Cruzeiro.

 Não digo que o São Paulo é um exemplo de time a ser seguido, pelo contrário, ainda tem muitos defeitos graves que podem levá-lo para a degola, mas desde  que Muricy chegou  algumas coisas mudaram no Tricolor, Com Muricy, o São Paulo ganhou cinco das suas oito ultimas partida.

Para chegar a esses números uma mudança foi vital, a postura de PH Ganso. Com Muricy, Ganso voltou a apresentar um futebol digno, longe do que o meia ainda pode oferecer, mas que já conseguiu colocar o time nos trilhos novamente e fazer boas partidas.

Com Muricy e Ganso em alta, o São Paulo tem tudo para pensar mais alto, longe do rebaixamento. Já o Corinthians com atletas pouco inspirados, deve começar a olhar é para baixo e se preocupar com o Z-4.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo