22/08/2023



Cotidiano Educação Guarapuava Paraná

‘Ganhando o Mundo’ vai levar professores para Finlândia e Canadá

Entre eles, a professora Carolina Ferreira de Guarapuava. Os educadores embarcam em outubro para fazer um intercâmbio de um mês

govprofessores-32

‘Ganhando o Mundo’ vai levar professores para Finlândia e Canadá (Foto: Gabriel Rosa/AEN)

O Governo do Paraná selecionou 99 professores da rede estadual para o programa de intercâmbio Ganhando o Mundo. Entre eles, a professora Carolina Ferreira de Guarapuava. Para ela a expectativa é enorme para a experiência que terá na Finlândia.

É mais do que um sonho porque nunca imaginei que poderia ir um dia para um país como a Finlândia, que tem a melhor educação do mundo, para fazer uma formação pedagógica. Acredito que vamos aprender muito e trazer bastante coisa nova aqui pro Paraná.

Os educadores embarcam em outubro. Durante o período de intercâmbio, os educadores terão vários cursos em instituições de ensino locais. Como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica e sistema educacional local.

Além disso, também aprenderão sobre avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país de destino. Lá, eles vão produzir projetos educacionais ou propostas de curso de curta duração, que serão colocados em prática após o retorno ao Brasil.

GANHANDO O MUNDO

O programa busca possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico de estudantes e professores. Os gastos totais nesta edição são de R$ 3,9 milhões. O Governo do Estado vai pagar passagem aérea internacional de ida e volta dos professores, deslocamento, alojamento, alimentação e outras despesas relacionadas à viagem.

Os docentes vão viajar em outubro para Finlândia e Canadá, onde participarão de cursos de formação continuada. Conforme a Agência Estadual de Notícias, 75 professores vão passar três semanas no Canadá e 24 ficarão um mês na Finlândia. Esta é uma nova fase do programa, que já levou 200 alunos da rede pública estadual ao Canadá e à Nova Zelândia para estudar inglês.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo