22/08/2023



Educação Região

Gelson Costa assina convênio com a UFFS nesta quinta para ensino superior em Candói

Solenidade acontecerá às 18h, na sede da UFFS, em Laranjeiras do Sul

CASA

O reitor Jaime Giolo (Foto: UFFS/Ascom)

O prefeito Gelson Costa, de Candói, a 75 quilômetros de Guarapuava, assina no final da tarde desta quinta feira (28), o convênio que implantará o primeiro curso superior do município. A solenidade será às 18 horas, na sede da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul. Na ocasião, estará presente o reitor da instituição, Jaime Giolo, que tem sede em Chapecó (SC).

Em Candói, a UFFS levará o curso de Educação no Campo, um dos mais de 40 cursos de graduação ofertados pela Instituição que possui campus também em Laranjeiras do Sul, um dos 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul, composto pelas regiões Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande Sul.

De acordo com o campus de Laranjeiras do Sul, criada em 15 de setembro de 2009, a UFFS, desde o seu primeiro processo seletivo, favoreceu o ingresso dos alunos oriundos da escola pública. Ao desenvolver uma política de ingresso que respeita e atende a atual situação das escolas de ensino médio público nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, a UFFS reserva em torno de 90% das vagas na graduação para estudantes que cursaram o ensino médio exclusivamente em escola pública.

As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). E é por isso, que o curso está sendo implantado na região de Candói, município vocacionado pela agricultura familiar.

“Temos mais de duas mil micro e pequenas propriedades e que abrigam muitos jovens que não tem acesso ao ensino superior”, observa Gelson Costa. De acordo com o prefeito, essa será uma grande oportunidade para que a juventude, não apenas do Candói, mas de municípios da região, possam cursar o ensino superior.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo