22/08/2023

Gente da nossa terra – Nivaldo Kruger

imagem-33281

Por Fernanda Silva Carvalho

Nivaldo Krüger nasceu em Canoinhas, Santa Catarina, veio morar em Guarapuava com sua família na adolescência. Fotógrafo, historiador, pesquisador, escritor. Suas obras relatam a história de nossa região, por meio de um olhar catarinense, mas de um coração paranaense e, sobretudo, guarapuavano.
Seu Nivaldo, figura importante para nossa cidade e estado. De 1958 a 1962, foi vereador. E, em 1964, foi prefeito de Guarapuava, cargo que ocupou durante três mandatos.

 

Dentre seus feitos como homem público, está a fundação da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG), em 1964. E a fundação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em 1974.

 

Mas sua carreira política não parou por aí. De 1964 a 1973, Nivaldo Krüger, exerceu a função de Deputado Estadual e de 1979 a 1982 foi Deputado Federal. Além de assumir os cargos de Senador pelo estado do Paraná, ser presidente da Sanepar e da Paraná Ambiental.
Krüger é autor de vários livros que retratam a história do Paraná, entre eles estão as suas duas obras mais recentes, A Primeira República, que é resultado de vários anos de pesquisas feitas pelo autor e relata a ocupação do estado pelos jesuítas e como esse fator influenciou e contribuiu para a arte, cultura e para os aspectos econômicos do Paraná. A obra Guarapuava Fases Históricas Ciclos Econômicos registra a história da nossa cidade através de datas marcantes e de seu desenvolvimento econômico.

 

Seu Nivaldo contribui para a formação da nossa História e fazendo, bem mais que uma vez, jus aos seus títulos de Cidadão Honorário do Paraná e Cidadão Benemérito Municipalista do Paraná.
Nivaldo Krüger é “Gente de nossa Terra.

 

Fernanda Silva Carvalho é  acadêmica de Jornalismo (Unicentro). Matéria publicada originalmente no blog Gorpa Cult, parceiro da RSN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo