terça-feira, 23 de set. de 2025
Brasil Economia

Governo inicia articulação com setor produtivo contra taxação

A agenda começou pela manhã, com um encontro voltado ao setor industrial. Agora à tarde, segue com representantes do agronegócio

Reunião com o setorpriodutivo (Foto: Congresso em Foco)

O comitê interministerial criado pelo governo federal para negociar com os Estados Unidos iniciou nesta terça (15) as primeiras reuniões com representantes do setor produtivo. A agenda começou pela manhã, com um encontro voltado ao setor industrial. Agora à tarde, segue com representantes do agronegócio.

De acordo com o Planalto, as reuniões objetivam ouvir sugestões e alinhar estratégias para a condução das negociações com o governo norte-americano. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que coordena o comitê, destacou a importância do diálogo com empresários e investidores.

O governo brasileiro está empenhado em resolver essa questão e queremos ouvir as sugestões de cada um de vocês.

A movimentação ocorre em resposta ao pacote tarifário anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve entrar em vigor no dia 1º de agosto. A medida impõe uma taxa de importação de 50% sobre diversos produtos brasileiros.

Caso não haja reversão até essa data, o Brasil poderá adotar medidas de retaliação com base na Lei de Reciprocidade Econômica, publicada nesta terça no Diário Oficial da União.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.