Morreu na noite de ontem (26) aos 75 anos, o autor brasileiro Gilberto Braga. O carioca estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Braga faria aniversário na segunda (1). Ele passou a enfrentar nos últimos dias, uma infecção sistêmica a partir de perfuração de esófago, sem conseguir resistir às complicações.
Conforme Bernardo Araújo, sobrinho do autor, o tio “vinha há alguns anos com vários problemas de saúde e passou por uma cirurgia na coluna, uma no coração e uma hidrocefalia”. No entanto, já apresentava dificuldades para andar.
Gilberto era casado com o decorador Edgar Moura Brasil. Além disso, começou a carreira em 1972, e se tornou um dos principais novelistas da TV Globo após escrever novelas como Dancin’ Days (1978), Vale tudo (1988), Celebridade (2003) e Paraíso Tropical (2008). Por esta última, aliás, o escritor recebeu o prêmio Emmy de melhor novela.
Ele iniciou a carreira como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo. Assim, a estreia na TV Globo, como autor, ocorreu com uma adaptação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial. Por fim, o velório começa meio-dia desta quarta (27) no Cemitério São João Batista. O enterro está previsto para 16h.
Leia outras notícias no Portal RSN.