A senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT) está fazendo seu pronunciamento (15 horas) durante o II Encontro de Mulhesres que Lutam e que Sonham, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Primavera.
Promovido pelo Movimento de Mulheres do Bairro com apoio do mandato da vereadora Eva Schran (PHS), o Encontro reúne cerca de 500 participantes oriundas de vários bairros, distritos de Guarapuava. Uma comitiva do município de Pinhão também está presente. Alguns homens também participam do evento, entre eles, o padre Sercio Catafesta.
Gleisi reafirmou os compromissos de campanha, entre os quais, a aposentadoria para as donas de casa, a criação de uma cooperativa de crédito exclusiva para as mulheres tendo como extensão cursos de capacitação.
"Nós temos que fazer o pão, mas também precisamos saber vender esse pão", exemplificou a senadora eleita.
Outra questão abordada por Gleisi como compromisso do seu mandato é conquistar recursos para serem aplicados em ações na área da segurança e, principalmente, para o combate à violência contra a mulher.
"Sabemos que tivemos avanços com a Lei Maria da Penha e com as delegacias da Mulheres, mas é preciso Casas Abrigo, Centros de Referências de Educação", diz.
O compromisso com as mulheres agricultoras também foi lembrado por Gleisi.
"Já pedi para fazer parte da Comissão da Agricultura para poder trabalhar pelas agricultoras familiares", afirmou.
Sem pressa, Gleisi abriu um espaço para perguntas do público e não se furtou a nenhuma resposta. As questões versaram sobre aposentadoria, educação, industrialização do Paraná, ãções afirmativas para as mulheres negras, entre outras.