22/08/2023



Política Região

Goioxim comemora 28 anos e é destaque no Portal RSN

Goioxim cresce, se desenvolve e a professora Mari Terezinha da Silva (MDB) entra para a história também como a primeira prefeita do município

Portal RSN Goioxim

Goioxim visto de cima (Foto: Ascom/Prefeitura de Goioxim)

Uma edição especial preparada pelo Portal RSN mostra as potencialidades do município de Goioxim, a cerca de 75 quilômetros de Guarapuava. Foi criado pela Lei Estadual 11.183, de 30 de outubro de 1995, por meio de um desmembramento do município de Cantagalo.

Comemorando 28 anos de emancipação política, nesta segunda (30), Goioxim é outra cidade. Mesclando o urbano com o rural, a sede ganhou nova ‘roupagem’, com ruas pavimentadas, iluminação pública em LED, escolas e Centro Municipais de Educação Infantil (Cmei) reformados. Essas, no entanto, são apenas algumas das melhorias promovidas nas duas gestões da prefeita Maria Terezinha da Silva (MDB).

Quando deixei a escola para concorrer às eleições municipais me comprometi com a população, em dar o melhor para que o nosso povo tenha qualidade de vida. Trabalhamos também em parceria com a Câmara de Vereadores e reconhecemos o trabalho feito por prefeitos que nos antecederam. Cada um fez um pouco.

Mari entra para a história do município como a primeira prefeita de Goioxim, hoje no segundo mandato. O esposo dela, Narciso Cechin, também respondeu por uma das gestões. Mas um câncer interrompeu a vida dele. A partir dos últimos anos, a cidade que tem o nome dado pelos indígenas caingagues, ou ‘Rio Pequeno’, segue o fluxo.

Prefeita Mari Terezinha da Silva (Foto: Jô Araújo/RSN)

MAIORIA VIVE NO INTERIOR

Com cerca de 6.566 habitantes, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população se divide entre a cidade e o interior. Mas 55% ainda moram 3m área rural. Com uma economia pautada na agricultura com safra de grãos, leite, bovinocultura de corte e agricultura familiar, Goioxim cresce e se desenvolve.

Para se ter uma ideia são 980 pequenas micro e pequenas propriedades, conforme o Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), e há 383 famílias assentadas nos 11 assentamentos. Para manter as famílias no campo, produzindo alimentos, a administração da prefeita Mari Terezinha da Silva (MDB), investe em programas de incentivo.

De acordo com a administração, o município possui também 32 localidades, com 1,8 mil quilômetros de estradas rurais no total. Como incentivo, a administração municipal tem parceria com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, a Prefeitura auxilia no transporte da produção, dentro do ‘Família no Campo”.

E para diversificar a pequena propriedade rural, produtores vão começar o plantio de pepino, com venda da produção garantida. Soma-se a essas opções, o cultivo de tomate e do bicho-da-seda. O programa de inseminação artificial (PIA) investe no melhoramento genético oferecendo o abastecimento do nitrogênio. Também repassa o sêmen das raças Jersey e Holandesa. E ainda auxilia na entrega materiais de inseminação como luvas e bainhas com o intuito melhorar a renda dos produtores e a genética do rebanho.

*Para ler clique aqui

PROGRAMAÇÃO CANCELADA

A programação comemorativa aos 28 anos de Goioxim está cancelada, por causa da chuva. De acordo com a programação, haveria um desfile cívico, apresentações artísticas e seria servido um bolo de 28 metros. Esse evento ocorreria na Praça Cristo Rei nesta segunda (30). A etapa regional do ‘Canta Cantu’ e os bailes também foram cancelados pelo mesmo motivo.

Conforme a assessoria de comunicação, muitas casas estão alagadas e as famílias tiveram que ir para outros locais.  Uma missa em ação de graças reuniu fieis na Matriz de São Sebastião.

Leia outras notícias no Portal RSN.

(Arte: Portal RSN)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo