A Prefeitura de Guarapuava alerta os contribuintes para um novo golpe que tem circulado por e-mail. As empresas estão recebendo mensagens falsas com uma suposta notificação de irregularidades relacionadas ao alvará de funcionamento. O objetivo dos golpistas é induzir os destinatários a clicarem em links que podem conter vírus ou coletar informações sigilosas.
O e-mail fraudulento cita um departamento inexistente, assinado por um funcionário fictício e apresenta um brasão que não corresponde ao oficial de Guarapuava. Além disso, a formatação e os dados exibidos no documento não seguem os padrões das notificações emitidas pelo Município.
De acordo com Edgard dos Santos Neto, chefe do Departamento de Alvarás da Secretaria de Finanças de Guarapuava, a Prefeitura já recebeu vários relatos de contadores e empresas sobre o golpe.
Essas mensagens mencionam pendências ou denúncias contra as empresas e incluem links que acreditamos conter vírus. Nenhuma das informações mencionadas nos e-mails condiz com a realidade. Vale reforçar que uma notificação oficial do Município traz dados claros, como o nome completo e matrícula do fiscal responsável, informações verificáveis pelo Portal da Transparência do município.
COMO IDENTIFICAR O GOLPE
- Verifique as informações: notificações reais da Prefeitura têm identificação completa do fiscal, dados oficiais do Município e detalhes claros sobre a infração ou irregularidade.
- Não clique em links suspeitos: e-mails com links para “regularização” ou contendo dados genéricos devem ser ignorados.
- Bloqueie o remetente: caso receba uma mensagem com essas características, bloqueie o e-mail de origem para evitar futuros contatos.
- Entre em contato com os canais oficiais: dúvidas sobre notificações podem ser esclarecidas diretamente no Departamento de Alvarás ou no Departamento de Arrecadação e Fiscalização.
Conforme o chefe do Departamento de Alvarás da Secretaria de Finanças de Guarapuava, os contribuintes que sempre precisam ter atenção a quaisquer documentos recebidos em nome da prefeitura. “Seja por meio físico ou digital e, em caso de dúvidas, que verifiquem junto aos departamentos competentes a veracidade de tais documentos. Além disso, jamais clique em links suspeitos, faça o envio de informações ou o pagamento de taxas sem antes verificar junto à Prefeitura.”
Por fim, para ajudar na identificação, a Prefeitura disponibilizou abaixo uma imagem da notificação fraudulenta, com os dados do contribuinte ocultados.
Leia outras notícias no Portal RSN.