22/08/2023
Prudentópolis Região Segurança

Golpistas invadem redes sociais de jovens e recebem Pix

Dois jovens, uma de Pitanga e outro de Prudentópolis, perderam dinheiro após os golpistas hackearem as redes sociais deles

Golpistas invadem contas das redes sociais de jovens e conseguem dinheiro com Pix (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Uma jovem de 19 anos teve as contas das redes sociais invandidas por golpistas que conseguiram dinheiro por meio de um link de Pix. O crime de estelionato ocorreu nessa segunda (27), na Localidade Arroio Grande, na área rural de Pitanga. Conforme a denúncia da jovem, ela relatou que o perfil dela do Facebook e no Instagram estavam hackeados, e os golpistas começaram a se passar por ela e publicaram sobre investimentos por Pix.

De acordo com boletim, as publicações se tratam de conteúdos de investimentos falsos tentando enganar os usuários com falsas promessas de ganho financeiro. Em determinado momento, a vítima recebeu uma notificação no celular do banco digital do Mercado Pago, informando que um pagamento estava sendo efetuado.

A jovem estranhou e ao clicar na notificação, ela foi direcionada até o aplicativo do banco que precisa da digital da vítima para desbloquear o celular. Assim, ela acabou autorizando um Pix para uma conta. Além disso, os golpistas ainda fizeram um empréstimo no nome dela. Então, a equipe fez o Boletim de Ocorrência e orientou a vítima sobre os procedimentos cabíveis.

MESMO CRIME, MAS OUTRA VÍTIMA

Já em Prudentópolis, um jovem de 22 anos também perdeu dinheiro, depois que criminosos invandiram o Instagram e o WhatsApp dele. Ele relatou nessa segunda (27) à polícia que no último sábado (25), por volta das 21h, acabou vítima de estelionato por causa de um investimento de Pix, feito pelo Instagram e também por meio do WhatsApp.

Quando ele efetuou o Pix e não teve retorno, se deu conta de que houve uma invasão nas redes sociais dele. Logo em seguida, ao tentar acessar as contas do Instagram e do Facebook, ele percebeu que estava ocorrendo o mesmo com estas. Nesse momento, alguns parentes avisaram a vítima que os golpistas estavam postando nas redes dele, uma tabela de investimento de Pix. As vítimas fazem um Pix de determinado valor e obtém um retorno de um valor maior.

Inclusive, os criminosos ainda publicaram vídeos e imagens de comprovante de recebimento. O jovem até tentou recuperar as contas, mas não conseguiu. Diante disso, ele recebeu orientações sobre procedimentos. Por fim, vale lembrar que a PM não informou os valores perdidos nos dois crimes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.