*Reportagem com vídeo/ANPr
Um dos maiores gargalos rodoviários do Paraná, o Trevo Cataratas, na BR-277, em Cascavel, será totalmente reconfigurado com a construção de um viaduto. A passagem em nível vai facilitar o fluxo de cerca de 30 mil veículos que circulam pelo local por dia. O anúncio foi feito nessa segunda (9) pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
De acordo com o Governo, a obra integra oito projetos que serão executados com recursos do acordo de leniência de R$ 400 milhões. Esse recurso é originado pelo acordo com a Ecorodovias com o Ministério Público Federal (MPF). A empresa controla a Ecovia e a Ecocataratas e fará investimentos de R$ 150 milhões até 2021 ao longo da BR-277. Esse é o principal corredor rodoviário e de exportação do Paraná.
Conforme o Governo, o acordo prevê R$ 130 milhões para a execução de três obras no trecho da Ecocataratas, no Oeste do Estado. Mais R$ 20 milhões em cinco obras da Ecovia, no trecho entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. Outros R$ 220 milhões estão sendo abatidos com a redução de tarifas e R$ 30 milhões serão pagos em multas.
ENTRE CASCAVEL E GUARAPUAVA
Assim, os R$ 130 milhões serão investidos em dois projetos além do Trevo Cataratas: melhorias nas vias marginais na BR-277, em Foz do Iguaçu, e terceiras faixas entre Cascavel e Guarapuava. A concessão da empresa se estende por 543 quilômetros da BR-277, que recebe movimento de cerca de 11 milhões de veículos por ano. Assim, equivale a mais da metade (55%) no transporte de cargas.
De acordo com o projeto, as melhorias nas vias marginais serão feitas entre o Trevo Charrua e o Viaduto Costa e Silva, liberado na última sexta (6). As terceiras faixas entre Cascavel e Guarapuava, passando por Laranjeiras do Sul, Candói e outras cidades, serão executadas com parte desses recursos, mas ainda não há previsão de quilometragem ou quantidade.
Todavia, o governador também anunciou a inclusão no acordo de leniência homologado pela Justiça Federal da doação de todos os projetos executivos elaborados pela concessionária, o que permitirá celeridade ao Estado na execução das obras que não foram contempladas, inclusive com possibilidade de abatimento no contrato da nova concessão se houver melhorias com recursos do Tesouro.
Nós apontamos obras importantes para o desenvolvimento do Estado. Os critérios foram técnicos, e visam reduzir os índices de acidentes e melhorar a capacidade de tráfego e mobilidade. Essas obras já deviam ter acontecido, mas foram retiradas dos contratos.
Segundo o governador, a perspectiva é que as intervenções comecem imediatamente, conforme os projetos fiquem prontos. “O Trevo Cataratas é uma das obras mais complexas do Brasil”, destacou Ratinho Junior, sustentando que a construção do viaduto vai contribuir com a competitividade do Paraná e atrair mais investimentos ao Estado. “Isso ajudará a trazer mais empresas e empregos”.
Já o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que as obras escolhidas são as mais prioritárias da BR-277. “Todas as regiões necessitam de mais obras de arte e duplicações, mas temos valores específicos e agimos pela prioridade”, pontuou, lembrando que as escolhas foram referendadas pela Força-Tarefa Lava Jato, do Ministério Público Federal.
TREVO CATARATAS
O Trevo Cataratas é um entroncamento por onde passam mais de 30 mil veículos por dia. Reúne as rodovias BR-369, no sentido de Maringá. Além da BR-277, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu, a BR-467, em direção a Toledo. E ainda a Avenida Brasil, que é principal via de acesso a Cascavel.
De acordo com o governador o trevo é o principal gargalo logístico do Estado. Assim, a obra será executada em duas fases, com implementação de passagens de nível e retirada dos semáforos.
É uma obra emblemática. A população cobrava do Estado há mais de 30 anos
De acordo com o governador, a concessionária tem um cronograma a ser executado e já existe uma tratativa com o Ministério da Infraestrutura para que, em caso de atraso, o Trevo Cataratas esteja dentro da nova concessão. “Ou seja, não há risco dessa obra não ser entregue. Essa obra terá serviço 24 horas por dia, uma verdadeira força-tarefa. Vamos tentar entregar até 2021”, emendou o secretário Sandro Alex.
DESVIOS
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, disse que o novo trevo deveria ter saído do papel há uma década para acompanhar o crescimento do volume de veículos que trafegam pela região. “Muitas famílias choraram nesse trevo com acidentes fatais. Ele também é um gargalo para o desenvolvimento. É uma obra que vai mudar o Oeste do Paraná porque Cascavel é um corredor da produção do Paraná, Mato Grosso do Sul e do Paraguai”.
Nos próximos dias técnicos da prefeitura vão se reunir com a concessionária, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para tratar dos desvios necessários nas pistas para a execução das obras.
Veja o vídeo abaixo.
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