O Governo do Paraná abriu edital para concursos público na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O edital prevê turmas em Guarapuava. De acordo com o comandante da PM, Major Cristiano Cubas, há vagas para o cargo de soldado de 2ª classe policial militar e soldado de 2ª classe bombeiro militar.
Assim, a bolsa-auxílio para esse dois cargos é R$1.933,63. Conforme o edital, são duas mil vagas para a PM e outras 400 para o Corpo de Bombeiros. Entretanto, essas vagas serão distribuídas entre outros municípios.
No caso da PM, o batalhão de Guarapuava pertence à 4ª CRPM de Ponta Grossa que é composta por Guarapuava, União da Vitória, Telêmaco Borba, Lapa e Irati, segundo o Major Cubas. Para essa Região estão previstas 305 vagas, sendo 31 para afrodescendentes. Conforme o comandante, a Região de Guarapuava é composta por 24 municípios.
Hoje estamos com 43% de déficit no nosso efetivo da Polícia Militar.
Porém, fica limitado o ingresso de pessoas do sexo feminino a até 50% das vagas ofertadas no respectivo Comando Regional, nos termos da Lei Estadual nº 12.975/2000. “Atingido o limite previsto, não serão nomeadas candidatas do sexo feminino, independentemente da classificação final obtida no concurso público. Para todas as publicações deste Concurso Público, o sexo considerado do candidato será o constante na certidão de nascimento”.
Já para o Corpo de Bombeiros, as vagas serão divididas com municípios da Região Sudoeste e outros. Conforme o sub-comandante Capitão Fernando Tratch, o déficit para a Região de Guarapuava hoje é de cerca de 50%.
Atendemos 22 municípios com um déficit de cerca de 50% no efetivo do Corpo de Bombeiros.
Conforme o edital, Guarapuava sediará escolas de formação para quem for aprovado.
INSCRIÇÕES
Para fazer a inscrição, o candidato deverá concluir um pré-cadastro no Portal do Candidato, disponível no endereço eletrônico do NC/UFPR. Porém, antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, que é de R$ 100, o candidato deverá se certificar de que satisfaz o requisito de inscrição e conhecer todos os requisitos de escolaridade e aqueles indispensáveis à investidura no cargo.
Conforme o edital, o candidato deverá indicar, no ato da inscrição, um dos seguintes municípios de sua preferência para fazer a Prova de Conhecimentos: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava. Ou ainda, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.
Entretanto, para os cargos constantes do edital, não há previsão legal para reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD). Isso devido às condições de exposição a riscos e situações de emergência que caracterizam suas atividades.
SERVIÇO
Mais informações acesse o edital aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.